Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos apresentam trabalhos do projeto "Linguagem e Sociedade em foco"
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Alunos apresentam trabalhos do projeto "Linguagem e Sociedade em foco"

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 18h03 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 09h17

Atividade compõe a programação do sétimo aniversário do Câmpus Anápolis

 

A comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis conheceu, na manhã desta quinta-feira, 22, o resultado dos trabalhos desenvolvidos no projeto "Linguagem e Sociedade em foco". Por meio de exposição de banners, os estudantes envolvidos com a iniciativa divulgaram as pesquisas que realizaram durante o primeiro bimestre letivo de 2017 na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III do ensino médio integrado aos cursos técnicos em Comércio Exterior, Edificações e Química. Realizada no pátio do Bloco 500, a atividade fez parte da programação do sétimo aniversário do IFG em Anápolis e teve como objetivo principal oportunizar aos alunos a elaboração de pesquisa, estudo e reflexão sobre as relações entre Linguagem e Sociedade, considerando aspectos socioculturais e históricos.

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Amanda Oliveira Rechetnicou, os temas explorados incluem questões linguísticas e sociais em interação: a variação linguística, o preconceito linguístico, as representações discursivas nas mídias, no jornalismo, na publicidade e também na linguagem musical. Dentre os resultados diretos alcançados pelos participantes, a docente do Câmpus Anápolis elenca oito contribuições para a vida escolar dos mesmos: aprimorar a produção escrita de textos autorais; ampliar a compreensão sobre o processo de escrita, que pressupõe reescritas, revisões e divulgação/publicação; desenvolver o conhecimento a respeito da produção de gêneros textuais acadêmicos; refletir sobre as relações entre linguagem, sociedade, cultura, história e poder; valorizar as variedades linguísticas como parte da identidade cultural de um povo; reconhecer as formas de preconceito linguístico que estão veladas na sociedade e, por consequência, naturalizam as relações de desigualdade social; conscientizar-se sobre os interesses, as ideologias e os posicionamentos que regem a (re)produção de representações discursivas sobre diferentes aspectos sociais; e desenvolver a consciência linguística crítica para leitura e produção de textos em suas práticas cotidianas.

 

GRATIFICANTE

 

O projeto gerou elogios por parte dos alunos participantes. A estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Edificações, Sabrina Caetano, por exemplo, expressou que a experiência "foi bastante gratificante pois além de colocar os conteúdos em prática na elaboração da pesquisa de uma maneira diferente, pude estudar um assunto do qual eu gosto e me identifico, atribuindo-o a linguística". Em companhia dos colegas Larissa Kimie, Victor Fonseca, Lorena Cunha, Milena Lamb e Yolanda Giuria, Sabrina foi responsável pelo trabalho intitulado "A produção escrita autoral: um estudo sobre a rede social tumblr".

 

A professora Amanda explica que a ideia dessa atividade baseia-se na perspectiva da Pedagogia de Projetos,"que considera o processo de desenvolvimento de projetos em salas de aula mais profícuo que projetos que apenas focam nos resultados". Dessa forma, o processo de construção dos trabalhos envolveu orientações por grupos a cada aula, a escolha do tema, o desenvolvimento da pesquisa em si até se chegar ao momento da exposição de banners desta quinta-feira, 22. "Foi a primeira vez que realizei este projeto e pretendo realizá-lo novamente, pois, como estudante e pesquisadora da área de Linguística, entendo que os objetivos alcançados com este projeto foram muito favoráveis à educação linguística no Ensino Médio".

 

Confira a lista dos trabalhos apresentados no evento, clicando aqui

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

Fim do conteúdo da página