Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor do Câmpus Formosa é premiado em congresso nacional de Engenharia Civil
Premiação

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 15h06 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 20h01

O artigo já foi publicado em periódicos Qualis A1, Construction and Building Materials (Construção e Materiais de Construção), e aprovado para publicação na Revista Ibracon de Estruturas e Materiais em 2018

Professor é premiado por melhor tese de doutorado na área de Estruturas

A Engenharia Civil do Instituto Federal de Goiás é destaque nacional. O professor do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Wallison Carlos de Sousa Barbosa, recebeu nesta terça-feira, 18, o prêmio Melhor Tese de Doutorado na Área de Estruturas, durante o 60° Congresso Brasileiro de Concreto (CBC) 2018, que se encerra hoje, em Foz do Iguaçu, Paraná. A premiação e o evento são promovidos pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon).

A pesquisa, intitulada Estudo de Conectores de Cisalhamento em Barras de Aço para Vigas Mistas de Aço e Concreto, trata de vigas mistas de aço e concreto, sistema estrutural bastante utilizado em edificações e pontes. Ela aborda o desenvolvimento e análise numérica e experimental de um novo tipo de conector de cisalhamento, o Treliçado.

Este novo conector de cisalhamento foi avaliado experimentalmente e numericamente no desenvolvimento da tese e sua eficácia levou Wallison a registrar o pedido de patente, de número BR1020160090156, e realizar dois pedidos de registro de desenho industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de números BR302016004096-6 e BR302016002949-0.

A tese foi defendida pelo professor na Universidade de Brasília (UnB), onde realizou doutorado. “Esse prêmio veio de surpresa, quando eu tinha optado por tentar o PIPECT para um importante congresso internacional de Engenharia Civil que será realizado em novembro deste ano”, revelou.

Além da tese de doutorado, o professor também apresentou no Congresso cinco artigos escritos por servidores técnicos e alunos do Câmpus Formosa com resultados sobre patologias das construções observadas no Câmpus e ensaio de esclerometria realizado nos pilares do Câmpus Formosa. Ambos foram realizados em iniciação científica. Somam-se aos dois, outras análises de metodologias de cálculo de pilares de concreto armado, abordadas na disciplina de Concreto Armado II, do Curso de Engenharia Civil.  Os artigos serão disponibilizados em breve nos anais do evento.

Câmpus Formosa tem cinco artigos publicados no 60º Congresso Brasileiro de Concreto
Alunos de Engenharia Civil, técnicos administrativos e professores têm artigos apresentados no Congresso: Wemerson Rodrigues Caixêta, William Macedo dos Santos, Leilson Joaquim Araújo, Alexandre B. F. Camozzi, Wallison Carlos de Sousa Barbosa, Milton Pereira das Neves Filho, Friederick Matheus dos Santos, Isabella Magalhães Valadares e Joice Kozlowski

Congresso

O Congresso Brasileiro de Concreto leva aos participantes debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. O evento apresenta novidades em pesquisas científicas e tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica, e outros aspectos.

“Foi uma excelente oportunidade para dialogar com os representantes das principais empresas do ramo da engenharia estrutural e de materiais sobre os avanços tecnológicos na Engenharia Civil”, declarou o professor Wallison.

Incluídas na programação do evento estiveram as conferências de conceituados nomes da Engenharia Civil, como os professores Roberto Stark, da Universidade do México; Ian Richardson, da Leeds University, do Reino Unido; e Pedro Castro, do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional  (CINVESTAV-IPN), do México.

Neste ano o evento é realizado concomitantemente ao Damworld, Congresso Internacional de Barragens. “No Congresso Brasileiro de Concretos tive a oportunidade de apresentar trabalhos de alunos do IFG de Formosa e assistir a palestras sobre estruturas de concreto e barragens”, afirmou.

Acesse aqui mais informações sobre o 60º Congresso Brasileiro de Concreto.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa