Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > O poder da mente é discutido em palestra de terça-feira
IX SECITEC

O poder da mente é discutido em palestra de terça-feira

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 19h23 | Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 16h40

“Crença é uma profecia a respeito dos seus resultados”, disse a consultora Iracema Cristina do Nascimento Santos

Palestra "O poder da mente"
Palestrante e participantes interagem no encerramento da palestra

Sala cheia. Olhos e ouvidos atentos. Conhecer peculiaridades do cérebro e como reprogramá-lo levou alunos e servidores a lotarem a Sala 506 para assistir à palestra O cérebro, aprenda a usá-lo a seu favor, ministrada pela coach Iracema Cristina Nascimento Santos, na tarde de ontem, durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa.

Lidar com problemas e frustrações do dia a dia de maneira positiva nem sempre é uma habilidade de todos. Segundo Iracema, “as crenças são criadas a partir de sinapses no cérebro que se tornam verdades”. A criação recebida e as experiências vividas influenciam diretamente na forma como pensamos. “Aquilo que dizemos para nós mesmos determina o nosso sucesso ou não”, afirma a coach.

“Toda crença é algo realizável”, declarou a palestrante.

Pesquisas mostram que o pensamento influencia o desenvolvimento do cérebro. Por isso, a palestrante afirmou que o sucesso pode ser alcançado mediante a afirmação de frases assertivas e do pensamento condicionado, como “Eu sou muito confiante”, “Eu sei que sou capaz” ou “Eu sou capaz de fazer qualquer coisa que desejo”.

De acordo com a consultora, lidar com desafios pode causar medo às pessoas, mas ao vencê-los, as pessoas se sentem mais confiantes. Iracema explicou que a autorrealização depende do ser, do fazer e do ter. “As pessoas hoje são infelizes porque não acreditam que são, não querem fazer, mas querem ter”, disse.

“Você é o único responsável pela vida que você leva” – Iracema Cristina.

Segundo ela, a reprogramação de crenças para a mudança de atitude é possível e acontece por repetição e autoconhecimento.  “Repetir crenças positivas faz com que acreditemos que algo pode ser realizado”, disse.

Os presentes participaram de dinâmicas propostas que comprovaram a força da mente e encerraram fazendo declarações sobre a palestra e experiências pessoais.

Oficinas

Oficinas com temáticas variadas atenderam a diversos públicos. Esteve no Teatro Guaiá o Corpo de Bombeiros, ministrando a oficina Primeiros Socorros, com demonstrações in loco de como prestar o primeiro atendimento de emergência. O Cordel foi tema da oficina da professora Gláucia Mendes da Silva. Os participantes manusearam cordéis, leram trechos, relataram suas impressões e produziram o gênero. Em outra sala, a professora Karen do Nascimento ensinou como fazer as peças e o tabuleiro de xadrez e os participantes confeccionaram tabuleiros para futuros campeonatos de xadrez do Câmpus e para as aulas de Educação Física.

A noite trouxe além de oficinas, palestras e minicursos nas áreas de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Biologia, como Conhecendo o Corpo Humano, voltada para os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), no Laboratório de Anatomia; Desigualdade no Brasil pós-democrático: quem matamos e quem deixamos morrer; e Sistemas Construtivo de Lajes em bublledeck. O encerramento da noite contou com apresentações musicais. A IX Secitec termina na sexta-feira, 26, com a Realização do Conhecendo o IFG.

Acesse o álbum da Secitec na página do Câmpus Formosa no Facebook.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa