Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG promoverá quatro grandes eventos institucionais em 2019

IFG promoverá quatro grandes eventos institucionais em 2019

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 14h30 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 18h47

O primeiro deles, o JIF Goiás, será realizado em abril

Pesquisa e ciência, ensino, extensão, cultura, arte e esporte. Os pilares do Instituto Federal de Goiás (IFG) – pesquisa, ensino e extensão – vão compor a programação dos grandes eventos institucionais deste ano. Jogos do IFG (JIF Goiás), Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex), Festival de Artes de Goiás e Encontro de Culturas Negras. Essas ações de já têm data marcada.

A primeira atividade, os jogos, será realizada em abril, de 23 a 25, na cidade de Inhumas e contemplará a primeira etapa das competições. A segunda, de 20 a 22 de maio, ocorrerá em Jataí. A previsão é de que 1000 pessoas estejam envolvidas, entre estudantes do ensino médio integrado e dos cursos superiores, e servidores da Instituição. O objetivo dos jogos vai além da prática do esporte, mas envolve também questões pedagógicas, promoção do diálogo, interação entre os participantes, respeito e tolerância.

Em agosto, de 20 a 22, no Câmpus Aparecida de Goiânia, está marcado o Simpeex. Este é o maior evento institucional para reflexão, debates e integração dos pilares institucionais. O evento tem por objetivo  promover reflexões e suscitar o debate sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da socialização das produções realizadas por servidores e estudantes do IFG em conjunto com a sociedade. A previsão é de reunir cerca de 800 estudantes e servidores.

XV Festival de Artes de Goiás deve ocorrer entre os dias 25 e 27 de setembro, na cidade de Goiás. Espetáculos, exposições artísticas, apresentações, teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual são algumas das atividades que normalmente ocorrem durante o evento. É a grande vitrine da Instituição nas áreas de cultura e educação. Se sobressai como um espaço de discussões, aprendizagem e sociabilidade.

O evento possui uma trajetória de 20 anos de existência, se consolidando como um evento que reúne tradições, academia e luta. “Adota como princípios as insurgências, as tradições e a academia. Com esses três eixos, o evento consolida uma história de afirmação de políticas que visam celebrar a arte e o patrimônio do Estado de Goiás, com caráter regional/local e nacional”, afirma o diretor de Ações Sociais da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Willian Batista dos Santos. A estimativa é de receber cerca de 1000 pessoas entre estudantes, comunidade externa e servidores. A proposta do Festival é diferenciada justamente pela discussão e implantação de políticas de arte, educação e cultura, além de oferecer ao público acesso a produções, artistas e pesquisadores locais, regionais e nacionais.

O último evento do ano e não menos importante é o Encontro de Culturas Negras, que está em sua 4ª edição, e será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, no Câmpus Uruaçu. Como espaço institucional destinado à reflexão e debate de políticas vinculadas à promoção da igualdade étnico-racial, reúne a comunidade do IFG, lideranças comunitárias, mestres de saberes populares, membros de comunidades tradicionais, educadores populares, professores, pesquisadores, estudantes e gestores públicos. É uma oportunidade para o diálogo, a troca de experiências e conhecimento, com foco nas tradições e cosmovisões de matriz africana e artistas negros. O público esperado é de cerca de 900 participantes, entre comunidade interna e externa.

Trabalhos

Para dar conta dessa intensa agenda, a coordenação de Eventos da Pró-reitoria de Extensão (Proex) já iniciou um trabalho junto às comissões executivas de cada evento. Essas comissões são formadas por servidores da reitoria, dos câmpus e, principalmente, por professores ligados à área de atuação da ação de extensão proposta. Isso representa que além de ofertar atividades que vão mostrar o que o IFG vem realizando, para as comunidades interna e externa, o ensino e a pesquisa também estão entre os objetivos dos eventos institucionais.

Segundo Willian Batista, “os eventos institucionais realizados pelo IFG são desenvolvidos em sintonia com as diretrizes, princípios, objetivos e metas institucionais presentes no Plano Político Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional”, afirma. Ele ressalta ainda que para além de promover a democratização e socialização de conhecimentos, as atividades têm que dialogar com sociedade, por meio de troca de experiências e de saberes. São ações que sobretudo divulgam aos estudantes, servidores e à comunidade externa o que o IFG está produzindo na ciência, na filosofia, nas artes, nos esportes e na cultura.

Conheça um pouco dos eventos do IFG, veja fotos e vídeos das edições passadas, nas redes sociais da Instituição. Acesse o facebook e o youtube.

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da Proex: http://www.ifg.edu.br/eventos-extensao.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.