Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Formosa avança para ter Conselho de Representantes de Turmas
Política Institucional

Câmpus Formosa avança para ter Conselho de Representantes de Turmas

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 18h47

A eleição está prevista para o mês de maio e deverá ser conduzida pela gestão

A representatividade do corpo discente no Câmpus Formosa está sendo ampliada com a instituição do Conselho de Representantes de Turmas, uma novidade. A Direção-Geral em Substituição anunciou que fará duas reuniões com os alunos de cada curso superior nos meses de abril e maio deste ano para dar início às discussões para a formação do Conselho.

O Conselho será formado pelos representantes de cada turma dos cursos de ensino médio técnico integral, da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), cinco representantes do curso de Engenharia Civil, quatro de Licenciatura em Ciências Biológicas, quatro de Licenciatura em Ciências Sociais e três de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

O número de alunos representantes dos cursos de graduação ficou definido em reunião entre o diretor-geral Murilo de Assis Silva, o chefe de Departamento de Área Acadêmica, Thiago Gonçalves Dias e os discentes em 1º de março, no Teatro Guaiá.

Este tipo de representação está previsto no Artigo 17 do Regimento Interno do Instituto Federal de Goiás (IFG), que o define como “a instância de representação estudantil responsável por assegurar a participação dos estudantes nas discussões sobre questões do ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento do lFG”. O regulamento deve ser elaborado pelos próprios alunos.

Dentre as atribuições do Conselho estão elaborar a sua proposta de Regimento Interno, do Regimento do corpo discente; promover debates, palestras, campanhas e eventos educativos, sociais, científicos, técnicos, esportivos e culturais que viabilizem a efetiva participação estudantil; mediar as questões de interesse da comunidade estudantil e as entidades estudantis organizadas; eleger um representante no Comitê Gestor local de Acompanhamento do Egresso.

Atualmente, existem no Câmpus Formosa outras formas de representação dos alunos, como representantes de turmas; Grêmio Estudantil, que representa os alunos do ensino médio; e alunos participantes do Conselho de Câmpus (Concâmpus).

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa