Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira etapa do JIF Goiás será realizada em abril

Primeira etapa do JIF Goiás será realizada em abril

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 10h59 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 18h47

Evento ocorrerá em duas etapas, nos Câmpus Inhumas e Jataí

Jogos do IFG realizados em 2018

Acesso ao esporte escolar, diálogo, noções de cooperação e respeito. Tolerância, competição saudável e vivência de outras práticas corporais para além das aulas de Educação Física. Aliados à integração social e cultural entre estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), esses são os objetivos dos Jogos do IFG (JIF), que nessa edição serão realizados em duas etapas: a primeira, de 23 a 25 de abril, em Inhumas, e a segunda, de 20 a 22 de maio, em Jataí.

Estudantes do ensino médio integrado e dos cursos superiores poderão participar. A estimativa da Diretoria de Ações Sociais da Pró-reitoria de Extensão (Proex) é de que 950 alunos participem das competições e 50 servidores estejam envolvidos. Na primeira fase serão realizadas disputas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal e xadrez. Na segunda etapa será a vez das competições de vôlei, vôlei de areia, handebol, tênis de mesa. Além dos jogos, serão realizadas ainda oficinas de lutas, ginástica, jogos e apresentações culturais.

E por que é tão importante investir e promover ações esportivas como o JIF? Para além de competições, o diretor de Ações Sociais, Willian Batista dos Santos, e a Comissão Organizadora ressaltam que os jogos se constituem como uma ação educativa. Representa o trabalho que os professores de Educação Física realizam ao longo do ano com os estudantes e também a oferta de projetos de ensino relacionados à cultura corporal. Além de ser uma ação de extensão, o JIF Goiás está em consonância com os princípios de formação educacionais previstos no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

“Os jogos são planejados com vistas a constituir-se como um evento institucional que represente o trabalho pedagógico dos docentes, constitua um espaço capaz de viabilizar o acesso aos elementos da cultura corporal, dentro de um contexto histórico, político, econômico e cultural. E tematize a abordagem do esporte como prática social, destacando suas interfaces com as questões étnicas, de gênero, políticas, econômicas e culturais, reconhecendo suas contradições, mas sem deixar de percebê-lo como um rico instrumento para o processo de ensino-aprendizagem e de emancipação humana”, afirma a Comissão.

Organização

Nessa edição de 2019, o evento contará com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Inhumas, que cedeu o Ginásio de Esportes Firmo Luiz para realização da abertura do evento e das competições de futsal. Também há tratativas com o Comando de Operações Especiais do Exército para uma parceria para acompanhamento dos jogos com uma equipe de atendimento de primeiros socorros, repetindo a ação realizada em 2018. Segundo o diretor da Proex, as parcerias são fundamentais para a organização do JIF Goiás, pois “além de gerar economia dos recursos públicos também há a valorização dos equipamentos públicos destinados às atividades de esporte e lazer dos munícipios sedes”, diz.

A Comissão Organizadora constituída neste ano está em atividade desde o mês de fevereiro, com ações de planejamento e organização. A coordenação-geral é da servidora da Proex Rosimeire Oliveira dos Santos. Fazem parte da comissão os servidores Lourenzo Martins de Brito e Rosângela Soares Campos e Kepler Benchimol Ferreira (Comunicação e Cerimonial), Benedito Emanuel Guimarães, Ewerton Rodrigo Gassi, Vinicius Diniz Azevedo, David Junger da Fonseca Alves e Bruno Amaral Ramos (Técnica), Néri Emílio Soares Junior e Guenther Carlos Feitosa de Almeida (Disciplinar), Fabrício Cardoso da Silva, Karen Cristina Costa do Nascimento e Lorena Pereira de Souza Rosa (Secretaria), Estefânia Ferreira Costa Machado e Willian Batista dos Santos (Logística e Infraestrutura), Fernando Henrique Silva Carneiro e Almir Zandoná Junior (Cultural Corporal).

“Um dos pontos positivos na organização dos jogos esse ano será a participação de todos os câmpus, fato que não aconteceu nas edições anteriores, propiciando uma maior adesão dos estudantes nas atividades ofertadas”, ressalta Willian, que informa ainda que durante os jogos será realizado também o I Encontro de Professores de Educação Física do IFG. A temática será: Currículo integrado e Educação Física no IFG: desafios e possibilidades. A finalidade é promover uma reflexão sobre o papel da área como componente curricular, destacando sua função no processo de formação humana dos estudantes.

Veja como foi o JIF Goiás 2018 (fotos do 1º dia – etapa 1fotos do 2º dia – etapa 1 , vídeo – etapa 1vídeo – etapa 2).

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.