Dez escolas de Goiás recebem o projeto "Inventar com a Diferença"
Projeto coordenado por professores de Cinema do IFG capacita escolas do Município
Vinte trabalhadores da educação de dez escolas do município de Goiás recebem, neste semestre, formação na metodologia do projeto “Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos”. A ação é uma parceria entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com a coordenação dos professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG (Carlos Cipriano e Marcela Borela), com foco na capacitação de docentes das escolas de Goiás para que possam atuar com o fazer cinematográfico em sala de aula. O projeto proporciona, em encontros semanais, as condições para que sejam executados os “dispositivos” do Inventar com a Diferença – exercícios audiovisuais voltados à descoberta da linguagem cinematográfica e à investigação do outro, da comunidade, do território, da memória e das diferenças.
O “Inventar com a Diferença nas Escolas de Goiás” (Inventar Goiás) é desenvolvido por uma equipe de trabalho multidisciplinar, composta por dez universitários que são bolsistas do projeto e estudam na UFG – Regional de Goiás (dos cursos de Direito, Serviço Social e Licenciatura em Educação do Campo) e no IFG – Campus Cidade de Goiás (cursos de Cinema e Audiovisual e Licenciatura em Artes Visuais). A equipe faz a mediação nas oficinas de vídeo junto aos servidores das escolas alcançadas pelo projeto e dos alunos (total de mais de 200 do 4ª ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio). Os equipamentos utilizados nas ações são do Núcleo de Produção Digital (NPD).
A ação cultural está presente em diferentes territórios e comunidades do município de Goiás. Metade das escolas que recebem o “Inventar com a Diferença” está localizada em distritos e na zona rural, outras três situam-se em bairros da periferia da cidade e apenas duas são escolas do Centro Histórico. Quatro escolas são da rede estadual de ensino, quatro da rede municipal, uma pertence à rede federal e outra é comunitária. Confira a seguir relação das escolas que recebem o projeto em 2017/1:
Colégio Estadual de Aplicação Prof. Manuel Caiado – Setor Areião
Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado – Distrito de Davidópolis
Colégio Estadual Walter Engel – Distrito de Uvá
Escola Estadual Dom Abel – Setor João Francisco
Escola Municipal Fazenda Holanda – Assentamento Fazenda Holanda
Escola Municipal Santa Bárbara – Setor Santa Bárbara
Escola Municipal Terezinha de Jesus Rocha – Distrito de Buenolândia
Escola Municipal Vale do Amanhecer – Distrito de Calcilândia
Escola Pluricultural Odé Kayodê – Centro
Instituto Federal de Goiás – Campus Cidade de Goiás – Centro
As oficinas de vídeo do “Inventar Goiás” seguem nestas escolas até o fim de junho. Ao término do projeto, será realizado um evento de culminância, gratuito e aberto a toda comunidade, para entrega de certificados e exibição dos vídeos produzidos nas escolas, em data e local a serem definidos em breve.
Texto produzido pela equipe do Projeto “Inventar Goiás”
Redes Sociais