Professora de Pedagogia Bilíngue do IFG ministra palestras a profissionais da rede estadual de ensino
Palestras ministradas por Waléria Vaz, do IFG, integraram curso de formação a professores e intérpretes de Libras
A formação de uma cultura sobre a importância da educação bilíngue está sendo mais valorizada em ações como a capacitação de profissionais da área de Educação, em especial os que trabalham com pessoas surdas. A afirmação é da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG. Ela ministrou este mês duas palestras no Curso de Formação Continuada para profissionais do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e, também, do Centro Especial Elysio Campos, escola bilíngue da Associação dos Surdos de Goiânia. O curso foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás – SEDUCE e contou com participação da professora Waléria Vaz nos dias 18 e 25 de março.
Waléria falou a professores e intérpretes de Libras sobre "Concepção de Surdez e do Ser Surdo" e "Educação Bilíngue e Escola Bilíngue". Ela destaca que é de grande relevância esses profissionais conhecerem mais sobre o seu público, o que lhes proporciona pensar além do conteúdo ministrado em sala de aula.
A experiência formativa que a escola deve oferecer a todas as pessoas é possibilitada à pessoa surda por meio da educação bilíngue. Nesse sentido, o curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG, ministrado no Câmpus Aparecida de Goiânia, fortalece as ações pela transformação social e cultural que promova a integração e a inclusão. “O profissional passa a produzir um ensino não automatizado, mas significativo para o público alvo, estimulando a formação para além da sala de aula”, destaca a professora Waléria Vaz.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais