Novo canal trará melhorias no acesso aos serviços e agilidade no atendimento
Demandas de recursos humanos poderão ser solicitadas online a partir de 1º de junho
Novo canal de comunicação entre a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e os cerca de dois mil servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG) será implementado na próxima quinta-feira. O programa de suporte de recursos humanos (GLPi) será um sistema de atendimento semelhante ao que já existe para solicitação dos serviços de Tecnologia da Informação (TI), direcionado às coordenações de TI, da Instituição.
O link para acesso ao sistema ficará disponível por meio do botão Fale com RH, a ser disponibilizado no Espaço do Servidor do portal institucional. E também haverá um acesso na página de Contato da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional
Nesse primeiro momento, serão implantados por meio da ferramenta 17 tipos de solicitações: declaração de vínculo com o IFG; contagem de tempo de serviço; declaração para abertura de conta-salário; declaração de tempo de serviço; intervenção no ambiente organizacional/setor de lotação; emissão de portarias de estabilidade para servidores estáveis que não possuem portaria; cadastro/alteração de dependentes; alteração de conta bancária; adesão, inclusão de dependentes ou cancelamento do plano GEAP; cópias de pastas funcionais; cópia de processos; alteração de exercício (mudança de setor de lotação dentro do próprio câmpus); solicitação de informações/dúvidas; progressão funcional por mérito ou por desempenho acadêmico; localização/informações sobre andamento de processos; cópia de outros documentos funcionais e desbloqueio de Senha e primeiro acesso ao – SIGEPE.
Novas demandas poderão ser inseridas no sistema, segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Weber Tavares Júnior. Ele enfatiza que o serviço de atendimento está sendo criado para “trazer melhorias, facilitando o acesso dos serviços ao servidor e agilizando o atendimento das demandas”, diz. A boa experiência com esse tipo de ferramenta, citada pelo professor Weber, foi vivenciada com o GLPi do setor de TI, que após a implementação, “percebemos que funcionou e mudou a prática dos servidores, pois é possível controlar os prazos, dar agilidade no atendimento às demandas. Assim como o GLPi da TI, a ideia é que o do RH seja fácil, rápido e prático”, finaliza.
Adaptação
Após a implementação do GLPi de recursos humanos no IFG, que ocorrerá no dia 1º de junho, o atendimento às 17 demandas que o canal oferecerá continuarão sendo recebidas pessoalmente, como já ocorre, por 60 dias, que será o período de adaptação. “Vamos receber, mas sempre orientando que o servidor utilize o novo sistema”, aponta Weber. Após esse prazo, para essas demandas específicas, o único canal de solicitação para o servidor ativo será a internet, via GLPi. Outras demandas não contempladas na ferramenta continuarão sendo solicitadas como ocorre hoje.
Leia mais notícias sobre o assunto
Diretoria de Comunicação Social / Reitoria
Redes Sociais