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Planejamento

Reflexões sobre saúde mental marcam abertura da Semana de Planejamento Pedagógico 2023

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 11h36 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 13h43

A abertura da Semana de Planejamento do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia foi nesta segunda-feira, dia 27/02. A programação segue até sexta, dia 03/02, e inclui reunião de país de alunos do ensino médio na quinta-feira

A musicoterapeuta Sheila Alves da Cunha ministrou a palestra de abertura da Semana de Planejamento Pedagógico
A musicoterapeuta Sheila Alves da Cunha ministrou a palestra de abertura da Semana de Planejamento Pedagógico

Reflexões com o tema “Saúde Mental e a Comunidade Acadêmica” marcaram a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico 2023/1 do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, na tarde desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro. O tema foi abordado em três contextos: o da sociedade de forma geral e no cotidiano de servidores da Educação e do IFG e de estudantes do Câmpus Aparecida. A palestra de abertura da Semana de Planejamento Pedagógico foi feita pela musicoterapeuta Sheila Alves da Cunha, que é especialista em saúde mental e atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Girassol, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Abordaram também o tema, as psicólogas do IFG Ieda Vilela Machado e Rose Helen Shimabuku Rodrigues Bastos, respectivamente dos câmpus Aparecida de Goiânia e Goiânia, e também com a técnica em Assuntos Educacionais Kamilla Assis Tavares, do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. A Semana de Planejamento segue até sexta-feira, dia 3 de março, e antecede o início do ano letivo no IFG Aparecida, que começa dia 6.

Após palavras de boas-vindas a servidores e às palestrantes, a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Mara Lina Rodrigues, informou que a definição do tema que abriu a Semana de Planejamento deu-se pela percepção, no cotidiano da comunidade acadêmica, que o isolamento físico vivenciado por quase dois anos a partir de 2020, em função da pandemia de covid-19, trouxe consequências emocionais que precisam ainda ser consideradas e trabalhadas. O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, destacou que os ajustes feitos no calendário acadêmico vai permitir que o ano de 2023 termine em 2023, o que afirmou ser muito positivo para o cotidiano escolar, e falou da expectativa positiva sobre a participação efetiva dos servidores nas atividades da semana e sobre o retorno das aulas na próxima segunda-feira.

 

Equilíbrio para qualidade de vida

A musicoterapeuta Sheila Alves da Cunha destacou que são muito importantes as oportunidades de se discutir saúde mental, para que as pessoas consigam lidar melhor com diferentes situações da vida. Ela afirmou que o que mais percebe atualmente em seu trabalho com crianças e adolescentes na rede municipal de saúde de Goiânia, são adolescentes com ansiedade, chegando a casos de automutilação e autoextermínio. Ela apresentou conceitos de saúde mental e afirmou que é preciso haver um equilíbrio entre emoções, pensamentos e comportamentos para uma boa qualidade de vida. “A saúde mental é tão importante quanto a saúde física para uma vida com qualidade”, disse.

Sheila Cunha ressaltou que para que os adolescentes que não conseguem lidar bem com suas emoções, normalmente têm dificuladades de relacionamento, têm tendência ao isolamento e dificuldade de aproveitar momentos de lazer. Os fatores foram apontados como pontos a serem observados pela família e pela comunidade escolar para que seja oferecido amparo ou assistência especializada ao adolescente. Ela afirmou, porém, que há situações em que a atenção precisa ser voltada também à família, que pode também precisar de apoio, e que, além disso, há casos de transtorno mental que têm raiz genética. Segundo a palestrante, as pessoas que têm uma boa rede de apoio social consegue atravessar melhor os problemas. Sheila destacou que é importante auxiliar os adolescentes na construção do senso de pertencimento comunitário, social e cultural.

A saúde mental no contexto dos servidores do IFG foi abordada pela psicóloga Rose Helen Shimabuku Rodrigues Bastos, servidora da instituição no Câmpus Goiânia. Ela destacou que nos ambientes de trabalho em geral, situações de depressão, ansiedade e estresse não são mais prerrogativas de alguns cargos, mas estão cada vez mais disseminadas entre as pessoas e que o mínimo conhecimento sobre saúde mental é necessário a todos. Rose Helen comentou que a pandemia de convid-19 trouxe mais ansiedade social, além dos casos de frustração e luto que não foram tratados de uma boa forma. Ela disse que as pessoas vivem no imediatismo, com a sensação de um tempo cada vez mais rápido e imprevisível, e com dificuldade de fazer planos pessoas para um futuro próximo porque não conseguem parar para pensar. A psicóloga apresentou dados estatísticos de afastamento do trabalho no IFG por motivo de saúde e disse que é muito importante que as pessoas tenham oportunidades de falar sobre saúde mental e sobre o que as incomoda.

 

Pertencimento

A abordagem no âmbito de vida dos estudantes foi levada ao encontro pela psicóloga Ieda Vilela Machado, e pela técnica em Assuntos Educacionais Kamilla Assis Tavares, ambas do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Kamilla afirmou que houve aumento dos casos de ansiedade após o retorno das aulas presenciais em 2022 e comentou sobre número de alunos retidos e com dependência. A psicóloga Ieda Machado afirmou que muitos casos de transtornos emocionais não aparecem com evidência em sala de aula, mas integram os atendimentos de saúde da Coordenação de Assistência Estudantil. Ela informou que foram realizados do início de 2022 até o momento, 192 atendimentos a 63 estudantes do ensino médio técnico integrado em tempo integral, 120 atendimentos a 18 estudantes da Educação de Jovens e Adultos e 315 atendimentos a 29 estudantes dos cursos de graduação.

Ieda Vilela Machado concorda que os dois anos fora do ambiente escolar causou desconexão entre as pessoas e os processos de adaptação ainda estão ocorrendo, mas ela enfatizou que precisamos estar confiantes nas possibilidades de recriar o pertencimento por meio do acolhimento, destacando a positiva peculiaridade do IFG de não ser uma escola repassadora de conteúdos, mas sim de ser um espaço formador em muitos aspectos da vida.

 

Próximas atividades

A programação da Semana de Planejamento Pedagógico segue até sexta-feira com reuniões dos colegiados dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos superiores, reuniões por áreas e discussões de temas considerados importantes para o bom andamento do semestre letivo. Os professores e demais participantes da semana de planejamento vão acompanhar também outra importante palestra, com o tema “Identidade, intolerância e as diferenças na comunidade acadêmica: questões para debate”, a ser proferida na quarta-feira, 01/03, pelo professor Neville Julio de Vilasboas, do IFG – Câmpus Anápolis.

Na quinta-feira, dia 2, será feita uma apresentação de projetos, produtos e serviços da Biblioteca para o ano de 2023, pelas bibliotecárias Suzane Gonçalves e Thalita Franco Dutra. Na noite de quinta-feira, às 19 horas, será realizado um momento que está sendo bastante aguardado pelas famílias dos estudantes adolescentes, a reunião de pais e responsáveis pelos alunos do Ensino Médio Integrado em Tempo Integral.

 

Programação Geral da Semana de Planejamento Pedagógico 2023/1

 

Imagens da Abertura

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

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