Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Reuniões no IFG Aparecida promovem diálogos sobre reinício das aulas após greve de servidores
Gestão

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 11h35 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 10h10

Os encontros estão envolvendo servidores docentes e técnicos administrativos, alunos e pais de alunos

O retorno das aulas no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está marcado para o dia 24 de julho. Sob coordenação do diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende, estão sendo realizadas reuniões de servidores docentes e técnicos administrativos com alunos e pais de alunos, para diálogos sobre o retorno das aulas, as férias discentes e outras questões, após a greve dos servidores federais em educação, encerrada no dia 27 de julho. Professores e técnicos estão de volta ao trabalho e as reuniões da comunidade acadêmica começaram na noite desta segunda-feira, 1º de julho, com servidores e pais de alunos, e prosseguem até amanhã, dia 3.

Na manhã desta terça-feira, a conversa foi com estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos em Alimentos, Edificações e Química. O diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende agradeceu as presenças dos estudantes e falou da importância de dialogar com a comunidade acadêmica do IFG Aparecida sobre a recuperação das aulas pelo período de greve, bem como dialogar sobre a paralisação dos servidores e esclarecer dúvidas dos alunos.

GT para novo calendário

O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, explicou que o calendário será ajustado de forma que todas as aulas sejam repostas, com garantia de todo o conteúdo das disciplinas, de forma totalmente presencial. Marcos Flávio destacou que não haverá interrupção das férias planejadas no ano passado para o mês de julho de 2024, não apenas pelo tempo de discussões que a alteração de calendário demandará, mas também em função de programações pessoais de servidores e de alunos com suas famílias.

O chefe do DAA lembrou ainda que o restaurante estudantil não tinha programação para funcionamento em julho e que a frota de ônibus é reduzida no período. Assim, ficou definida a data de 24 /07 para o retorno das aulas e para a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que vai definir o novo calendário acadêmico para 2024. O diretor Eduardo Rezende informou que o GT vai contar com a participação de servidores, alunos e pais de alunos.

Os estudantes presentes à reunião também receberam dos servidores informações sobre as razões da greve e o que foi conquistado. O professor Lourival de Almeida Silva falou em nome da categoria docente e a técnica Kamilla Assis Tavares em nome dos servidores administrativos. Eles explicaram que o movimento paredista não se deu apenas por questão salarial, mas pela recomposição de perdas históricas, que se agravaram a partir de 2015. Eles destacaram que todas as conquistas que hoje existem na educação pública, inclusive as de natureza estrutural, deram-se a partir da luta organizada dos trabalhadores e, muitas vezes, também com apoio de alunos.

Cronograma das reuniões

IMAGENS