Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Ciências Sociais é reconhecido pelo MEC com conceito 4

Curso de Licenciatura em Ciências Sociais é reconhecido pelo MEC com conceito 4

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 17h19 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2017, 14h20
Comissão Avaliadora do MEC visitou o câmpus nos dias 02 e 03

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais recebeu o conceito 4, na escala de 1 a 5 do Conceito Preliminar de Curso (CPC), da Comissão Avaliadora do Ministério da Educação (MEC), instituída para o reconhecimento do curso. A Comissão esteve no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) nos dias 02 e 03 de fevereiro.

O Conceito de Curso é um índice que avalia os cursos de graduação. A escala é varia entre 1 e 5, sendo o conceito 1 considerado precário e 5, excelente. O IFG obteve a nota 4, considerada boa.

Para a avaliação, dois professores de Ciências Sociais, de universidades reconhecidas do país, foram convocados pelo MEC para visitar o câmpus e analisar o curso. A dupla esteve reunida com a equipe de gestão, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com os docentes e os alunos do curso, verificando a estrutura e organização do câmpus, as condições de ensino, o corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.

Para o coordenador do curso, professor Danilo José Dalio, a permanência dos avaliadores no câmpus foi tranquila, pois o Instituto está trabalhando no reconhecimento há alguns meses. Dois elementos se destacaram para a obtenção da nota: o laboratório de ensino e a avaliação dos alunos. “Para os cursos de Licenciatura, é muito importante a existência do laboratório de ensino, pois no local são planejadas aulas e construídos materiais pedagógicos que darão subsídios ao plano de aula”, explica o coordenador.

As impressões dos alunos sobre o curso também tiveram um peso considerável na avaliação. Na entrevista, os estudantes demonstraram interesse, participação, mobilização e engajamento.  Segundo o coordenador, o trabalho de todos os servidores foi fundamental para o reconhecimento. “Gostaria de parabenizar os servidores docentes e técnicos que participaram de todo esse processo de reconhecimento do curso pelo MEC”, diz Danilo.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa