Novo Grupo de Pesquisa inicia atividades no Câmpus Anápolis
Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 3, no Câmpus Anápolis do IFG, a apresentação do Grupo de Estudos Panecástica – grupo de estudos e pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica. O Grupo, que foi aceito e credenciado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e já está cadastrado no CNPq, é liderado pela professora Claudia Helena dos Santos Araújo e pela professora Dayanna Pereira dos Santos e se reunirá quinzenalmente, às segundas-feiras, das 17 às 18h30.
O nome do grupo de estudos – Panecástica – remete à filosofia criada por Joseph Jacotot que se baseava no princípio de que “tudo está em tudo”, buscando propagar os princípios da emancipação intelectual, substituindo os princípios do autoritarismo e pedantismo pelos direitos da razão humana. O ideal da Panecástica era a formação do Homem completo, fugindo de um individualismo segmentário. Nessa linha de raciocínio, o grupo de pesquisas gira em torno da gestão do trabalho pedagógico e dos processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando compreendê-la e a sua relação com os diferentes níveis e modalidades de ensino, incluindo o Mestrado Profissional e Tecnológico que será ofertado no Câmpus.
De acordo com a professora Cláudia Helena, líder da iniciativa, o objetivo do Grupo é “desenvolver estudos e pesquisas sobre as relações estabelecidas entre a gestão e organização do trabalho pedagógico e os processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica”.
A próxima reunião do grupo será no dia 17 de abril, às 17h, na sala T-501.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis
Redes Sociais