Pesquisa do Câmpus Anápolis concorre a prêmio promovido pelo CNPq
Um estudo desenvolvido no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis foi escolhido para concorrer ao 14º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2016 realizado pelo CNPq, dentro da Categoria Bolsista de Iniciação Científica, grande área Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A Diretoria de Pesquisa e Inovação/PROPPG/IFG, após análise dos trabalhos submetidos ao 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG (10º SICT), selecionou a pesquisa intitulada Onna bugeisha - a mulher guerreira samurai: a construção da personagem Tomoe Gozen em "Tomoe" e "Heike Monogatari", coordenada pela professora Paula Graciano Pereira e com participação da estudante Loriene Soares Oliveira, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 19 de maio de 2017 no site www.destaqueict.cnpq.br.
A professora Paula Graciano explica que a pesquisa tem como objetivo principal compreender a constituição da identidade da mulher guerreira samurai no contexto do Japão feudal, por meio da análise da construção da personagem Tomoe Gozen na peça de teatro Noh "Tomoe" (séc. XIV) e no romance épico "Heike Monogatari” (1300). Para isso, as obras são analisadas sob os pressupostos da Teoria da Literatura, sobretudo os Estudos da Personagem, dos Estudos Culturais e da Análise do Discurso.
Caso o trabalho do Câmpus Anápolis seja vencedor, a premiação consistirá em: quantia em dinheiro ao bolsista, no valor de R$ 7.000,00; uma bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país, ao bolsista agraciado; uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis
Redes Sociais