Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > Câmpus Águas Lindas participa da primeira fase da OBMEP

Câmpus Águas Lindas participa da primeira fase da OBMEP

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 18h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

Professores de matemática do Câmpus promoveram mini-curso para ajudar na preparação dos estudantes

Nessa terça-feira, 06, cerca de 70 estudantes fizeram as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Neste ano, o Câmpus Águas Lindas contou com a realização de um mini-curso para estimular a participação dos estudantes. A atividade, desenvolvida por professores de matemática do Câmpus, foi realizada por meio de aulas que enfocavam a resolução de questões de assuntos específicos abordados na competição.

Para o professor Elias da Costa, o mini-curso “foi gratificante pelo esforço dos alunos, apesar do tempo curto”. Ele explica também que ainda não há uma tradição de olimpíadas no Câmpus e, além disso, os estudantes tiveram dificuldades quanto ao horário, uma vez que as aulas foram realizadas ao final da tarde, após as aulas da matriz curricular padrão. Segundo o professor, trata-se de uma primeira tentativa de um maior envolvimento dos estudantes. Ele espera que no futuro a atividade esteja prevista, inclusive, no Calendário Acadêmico.

Pedagogicamente, segundo o professor, a OBMEP é importante por “disseminar a cultura matemática entre os alunos, desmistificando as dificuldades quanto à matemática, que no fundo são traumas pedagógicos... e por abordar assuntos que normalmente não são tratados em disciplinas do Ensino Médio”, destaca.

Já o professor Bruno Lima enfatiza os benefícios de participar da Olimpíada: “uma das premiações é a participação em programas de graduação em faculdades, além de poder participar de projetos de pesquisa em ensino médio, dependendo da pesquisa que for fazer”, explica.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas