Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus prepara a quinta edição do Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé
Concurso

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h22 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 12h42

Inscrições abertas pelo endereço https://forms.gle/TWeXRtrP87WW33dk9 até o meio-dia do dia 24 de outubro

Incentivar estudantes de construção civil a analisar o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos e estimular a criatividade, na busca da construção ideal, minimizando custos e maximizando o projeto, são os objetivos do Concurso Construção de Pontes de Palitos de Picolé, que chega à sua quinta edição no ano de 2019, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento está sob coordenação dos professores Divino Gabriel Lima Pinheiro, Alécio Mattana e Agno Vieira e será realizado a partir das 17 horas do dia 24, no saguão do Bloco Acadêmico.

Para a construção dos protótipos de pontes será necessário aplicar conhecimentos básicos de Mecânica, Análise Estrutural e Resistência de Materiais, objetos de estudo dos alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Técnico em Edificações. O Concurso, além de ser uma atividade dinâmica e divertida, permite ao aluno projetar estruturas levando em conta, além do projeto, sua execução, segurança e viabilidade econômica, familiarizando o estudante com aspectos e componentes estruturais fundamentais quando se trata de construção.

Participação

Cada equipe poderá participar com apenas uma ponte e deverá ser composta por, no máximo, cinco alunos dos cursos de graduação, técnico ou ensino médio, podendo os cursos estarem mesclados. As pontes serão construídas com palitos de picolé, cola não epóxi e arame galvanizado, e serão levadas à sua ruptura quando submetidas a cargas. As pontes e o memorial descritivo deverão ser entregues até as 12 horas do dia do evento.

O concurso premiará os três primeiros lugares da ponte com maior carga suportada e também a ponte com o valor de ruptura mais aproximado e com o melhor design. O público poderá participar votando na ponte que julgar apresentar o melhor design. A votação do melhor design ocorrerá das 12h às 17 horas no dia do evento.

A partir do dia 10/10

Entrega da ponte e do memorial

Exposição das pontes e votação da Avaliação Estética (AE)

Início às 12h e fim às 17 horas do dia 24/10.

Ensaio de ruptura das pontes

A partir das 17h do dia 24/10.

Resultado Final do V Concurso de Pontes de Palitos de Picolé

A partir do último ensaio, ainda no dia 24/10.

No final do evento.

Acesse aqui o Edital do Concurso.

Faça aqui sua inscrição.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa