Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Abertura do Fórum Goiano de Software Livre ocorre hoje no Câmpus Goiânia

Abertura do Fórum Goiano de Software Livre ocorre hoje no Câmpus Goiânia

Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 11h12 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 13h11

O evento será realizado de 22 a 24 de novembro, na unidade

cartaz do Fórum Goiano de Software Livre

Começa hoje, 22, a programação da 15ª edição do Fórum Goiano de Software Livre (FGSL), que será realizada no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia. A cerimônia de abertura do evento ocorrerá às 19horas, no miniauditório Demartin Bizerra. Na sequência, será realizada a mesa-redonda: Passado, Presente e Futuro do FGSL e do Software Livre.

Criado em 2003 pela Comunidade de Software Livre do Estado de Goiás, o Fórum Goiano de Software Livre chega aos seus 15 anos de história e aborda, desde sua primeira edição, o tema: Socialmente justo, economicamente viável, tecnologicamente sustentável, discutindo as questões que permeiam o uso, a produção e a difusão do software livre em todo o estado de Goiás.

Nesta quinta-feira, 22, o credenciamento dos participantes ocorrerá a partir das 18 horas, no Câmpus Goiânia. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pela página do evento. Além da inscrição, os participantes são convidados a doarem um 1 quilo de alimento não perecível no ato do credenciamento. Os alimentos arrecadados serão doados ao  Centro de Trabalho Comunitário - CTC, instituição não governamental sem fins lucrativos, localizada no Setor Progresso, em Goiânia, e que trabalha com crianças carentes.

Na sexta-feira, dia 23, serão realizados cinco minicursos, a partir das 15h30, nos quais os participantes irão aplicar seus conhecimentos . Às 17 horas, haverá ainda sessão de pôsteres, com trabalhos acadêmicos científicos nos mais diversos assuntos. A partir das 18 horas, será realizada a atividade Observação Noturna dos Astros, com a presença do Gunstar Team Goiás e do Clube de Astronomia Cultural, que trará seus telescópios para observarmos o céu de Goiânia. E à noite, serão realizadas duas palestras: Licenças e direitos autorais em software, com João Eriberto Mota Filho; e Da programação à análise de malware, com Fernando Mercês, no Teatro do IFG.

No sábado, a programação continua e serão realizados mais seis minicursos e 27 palestras. Entre os diversos assuntos abordados, haverá discussões sobre: Design Gráfico a Programação de Apps, Internet das Coisas à Virtualização, Data Science ao Empreendedorismo. Além disso, será realizada a famosa competição da área de segurança, Capture The Flag (CTF), e a revisão e aplicação das provas da Linux Professional Institute (LPI) também. O encerramento do evento será no sábado à tarde, com palestra no Teatro do IFG.

Inscrições e mais informações sobre o XV Fórum Goiano de Software Livre na página do evento:http://2018.fgsl.net/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.