Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Biblioteca do Câmpus Goiânia reúne acervo de cerca de 20 mil títulos de livros

Biblioteca do Câmpus Goiânia reúne acervo de cerca de 20 mil títulos de livros

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 11h41 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 15h12

No espaço, encontram-se também CDs, DVDs, periódicos e trabalhos acadêmicos

Visitas guiadas à biblioteca do Câmpus Goiânia são realizadas com turmas de alunos ingressantes a cada semestre letivo. Na foto, alunos do 1º período de Engenharia de Transportes conhecem a biblioteca da unidade.

Espaço para leituras, pesquisas, estudos individuais ou em grupos, a Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza, do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), possui um importante acervo para consulta de alunos e servidores da unidade, bem como de acesso à comunidade externa. No início de cada semestre letivo, os alunos ingressantes participam de visitas guiadas à biblioteca do câmpus, com objetivo de apresentar esse rico acervo não apenas bibliográfico, mas também de mídias (CDs e DVDs), periódicos e trabalhos acadêmicos.

A biblioteca do Câmpus Goiânia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22 horas, na unidade. Para consulta ao acervo, acesse o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG:

De acordo com o coordenador da biblioteca do Câmpus Goiânia e bibliotecário, Alisson de Sousa Belthodo Santos, são realizadas visitas guiadas dos estudantes ingressantes nos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação à biblioteca a cada início de semestre letivo, com objetivo de apresentar o acervo, o sistema integrado de bibliotecas do IFG (SIB/IFG), os serviços disponíveis aos usuários e também a estrutura do espaço. As visitas são orientadas pelos bibliotecários Alisson de Sousa Belthodo Santos, Lana Cristina Dias Oliveira e Karol Almeida da Silva Abreu e são realizadas nos três turnos letivos, conforme agendamento e cronograma elaborado pela coordenação da biblioteca junto às coordenações de curso do câmpus.

Dentre os serviços disponibilizados pela biblioteca aos alunos e servidores do Câmpus Goiânia, está a consulta online ao acervo, por meio do sistema integrado de bibliotecas do IFG que utiliza a plataforma Sophia. O sistema pode ser acessado nos terminais existentes na biblioteca para consulta local ou através de acesso online por meio de computadores, tabletes ou celulares.

São realizados ainda empréstimos de materiais e renovação, de acordo com quantitativos e prazos distintos e estipulados para cada categoria de usuário da biblioteca. Também há serviços disponíveis que necessitam de agendamento junto aos bibliotecários do câmpus para o atendimento, como: auxílio quanto ao uso das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Serviço de Referência, que consiste em auxílio do bibliotecário em pesquisas em bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e outras bases; Serviço de elaboração de ficha catalográfica para os trabalhos acadêmicos; e Empréstimo entre as bibliotecas, que se trata de um serviço que tem como objetivo compartilhar o acervo entre as bibliotecas dos câmpus do IFG.

Atualmente, segundo dados da Coordenação de Biblioteca do Câmpus Goiânia, o acervo conta 20.983 títulos de livros, sendo 44.6242 exemplares, 50 títulos de CDs, sendo 55 exemplares disponíveis; 253 títulos de DVDs, sendo 324 exemplares, 42 títulos de periódicos e 66 exemplares desses. Além disso, o acervo reúne 548 trabalhos acadêmicos produzidos por alunos e servidores do câmpus (Trabalhos de conclusão de curso -TCC, tese, dissertação, monografia de especialização) impressos e 1.333 trabalhos acadêmicos em formato de CDs. A biblioteca conta ainda com assinatura do jornal O Popular.

Não apenas alunos e servidores do Câmpus Goiânia podem ter acesso à biblioteca, mas também pessoas da comunidade externa, que podem acessar ao local para consulta interna aos materiais informacionais, como livros, periódicos e trabalhos acadêmicos; porém, o empréstimo desses materiais é restrito e concedido apenas a alunos e servidores da unidade. A comunidade externa tem também acesso à internet WiFi no espaço, por meio da rede visitante.

Coordenador da biblioteca do Câmpus Goiânia, Alisson dos Santos, ensina alunos de Engenharia de Transportes a realizarem consulta ao sistema integrado de bibliotecas do IFG.
Coordenador da biblioteca do Câmpus Goiânia, Alisson Santos, apresenta aos alunos do 1º período de Engenharia de Transportes o sistema integrado de bibliotecas do IFG, nos terminais de consulta existentes no espaço.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia