Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Projeto visa sanar dificuldades em disciplina de Química de forma dinâmica e participativa
Início do conteúdo da página
ENSINO

Projeto visa sanar dificuldades em disciplina de Química de forma dinâmica e participativa

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 12h43 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 12h24

O Toolbox: Ferramentas de Química é voltado a estudantes de cursos técnicos e superiores do Câmpus Goiânia

imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto de ensino Toolbox: Ferramentas de Química. A iniciativa, idealizada por professores da área de Química do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), visa promover o ensino da disciplina de Química de uma forma instigante, com o objetivo de reduzir os níveis de retensão e de evasão estudantil devido possíveis dificuldades em conteúdos relacionados à área. A primeira oficina do projeto será realizada no dia 13 de junho, das 14 às 17 horas, no Laboratório de Química do câmpus. Para se inscrever, basta acessar o link específico da ação.

Coordenado pelo professor Hernane de Toledo Barcelo e com participação dos professores Marcos dos Reis Vargas e Alessandra Rodrigues Duarte, o projeto terá diversas atividades até o mês de novembro. Segundo a professora Alessandra, podem participar das atividades alunos dos cursos técnicos e superiores do câmpus que tenham disciplinas relacionadas à Química. A iniciativa do projeto partiu do que estabelece o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFG, que indica medidas para redução dos indicadores de evasão e retenção de discentes.

Segundo a professora Alessandra Rodrigues Duarte, o “projeto busca propiciar aos alunos, sob a orientação dos professores que compõem a equipe, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. A disciplina de Química apresenta profundas correlações com o cotidiano dos alunos e, por conseguinte, seu ensino deve ser contextualizado e interdisciplinar, trabalhando a relação entre os saberes, de modo a possibilitar a constituição de uma visão de mundo articulada”.

Para isso, as oficinas vão abordar os conteúdos a partir de uma metodologia dinâmica, ativa e participativa. Além das oficinas, haverá também realização de cursos, grupos de aperfeiçoamento teórico, sessões de estudos, discussão de artigos científicos, entre outras ações. Com isso, os idealizadores do projeto esperam trabalhar junto aos estudantes as habilidades da Química Básica, como: conversão de medidas, balanceamento de reações químicas, estequiometria, cálculos envolvendo preparo de soluções, nomenclatura, com a utilização de linguagem acessível, buscando, assim, diagnosticar e remediar os principais motivos para o não êxito e para a evasão observados nas disciplinas da área da Química.

As atividades do projeto também são voltadas a estudantes do Câmpus Goiânia que tenham interesse pela disciplina de Química. A participação das ações do projeto valerão horas extracurriculares.

Faça sua inscrição para as atividades.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página