Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mata da Bica é objeto de estudos sobre conservação ambiental
Visita Técnica

Mata da Bica é objeto de estudos sobre conservação ambiental

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 15h53 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 08h36

Visita técnica e apresentação de TCC, realizados no sábado, apontam problemas recorrentes

Estudantes e professor analisam os bancos de areia no Córrego Josefa Gomes

Os estudantes do curso de Pós-Graduação “Educação para Cidadania”, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), fizeram uma visita ao Parque Ecológico Municipal da Mata da Bica (PEMMB), em Formosa, no último sábado, 7, para investigar o estado de conservação do parque.

Os alunos verificaram os trabalhos de revitalização que estão sendo feitos no Parque pela Prefeitura Municipal, entretanto, fazem um alerta para velhos problemas cometidos contra o meio ambiente: lixo, assoreamento do córrego, desmatamento e queimadas eventuais.

A importância do PEMMB é clara; ele abriga nascentes do Córrego Josefa Gomes, que contribui para a formação da Lagoa Feia e do Rio Preto, que, por sua vez, deságua no Rio São Francisco. Ou seja, de Formosa também nascem as águas do São Francisco, o que torna o parque mais importante ainda para a hidrografia brasileira.

Esta visita técnica fez parte das atividades da disciplina "Educação Ambiental II: Campo e Cidade", orientada pelos professores Marcos Augusto Schliewe, do IFG/Câmpus Formosa, e Adriano Antonio de Brito Darosci, do IFGoiano, na qual foi debatido o tema “Biodiversidade e conservação de ambientes naturais: o potencial do cerrado para a economia sustentável”.

No IFG/Câmpus Formosa alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) passam pela temática e propõem possíveis soluções para problemas ambientais. É o caso do TCC “Levantamento da Espécie Invasora Leucaena Leucocephala (Lam.) De Wit. (Fabaceae) no Parque Municipal Mata da Bica, Formosa-GO”, de autoria da aluna formanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, Cibele dos Santos Rodrigues, apresentado na tarde do dia 7 para a banca do Câmpus.

O TCC aponta que é possível solucionar alguns problemas do PEMMB, fazendo, por exemplo, o controle de espécies exóticas – como a L. leucocephala –, que invadem e alteram o ecossistema. O superintendente de Meio Ambiente do município, Ian de Moraes Thomé, que assistiu à apresentação da aluna, revelou que pretende utilizar os apontamentos realizados no trabalho para ações de recuperação ambiental do Parque da Mata da Bica no próximo ano.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa