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ELEIÇÕES 2021

Cleberson Pereira Arruda é reeleito para o cargo de Diretor-Geral do Câmpus Goiânia Oeste

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 21h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 19h04

Em entrevista, o diretor-geral aborda os objetivos e desafios do seu segundo mandato

imagem sem descrição.

O professor Cleberson Pereira Arruda foi reeleito para o cargo de Diretor-Geral do Câmpus Goiânia Oeste para o quadriênio de 2021 a 2025. O resultado da eleição foi homologado na última segunda-feira, dia 28 de junho, pelo Comissão Eleitoral Central e pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Goiás (IFG). O professor foi candidato único do câmpus e obteve 59,48% dos votos.

A nova gestão do professor Cleberson está prevista para outubro deste ano. Ele deverá ser empossado pela professora e atual pró-reitora de Ensino do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, que foi eleita para o cargo de reitora da Instituição.

Durante a 71ª reunião do Conselho que foi transmitida pelo YouTube, o atual reitor do IFG e presidente do Consup, professor Jerônimo Rodrigues, explicou como se dá a nomeação para os cargos: “o resultado das eleições será encaminhado para Brasília, a fim de que a reitora seja nomeada pelo Presidente da República. E assim que for nomeada e tomar posse, a nova reitora, professora Oneida Gomes Irigon, a quem eu parabenizo por esse processo, vai nomear os diretores-gerais, a quem eu parabenizo também. Que a partir de outubro todos façam uma boa gestão nos próximos 4 anos!”.

Acesse a Resolução publicada pelo Consup com a homologação do resultado das Eleições do IFG

Perfil

Cleberson Pereira Arruda foi o primeiro diretor eleito do Câmpus Goiânia Oeste. A eleição ocorreu no dia 12 de junho de 2019. Cleberson é servidor do IFG desde 2012. Ingressou como professor no Câmpus Luziânia e desde 2015 atua como professor do Câmpus Goiânia Oeste. Cleberson é pedagogo, especialista em Educação, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Confira abaixo uma breve entrevista com o diretor-geral reeleito:

Que balanço você faz do seu primeiro mandato e dos principais desafios enfrentados nesse período.

Em nosso primeiro mandato, o plano de trabalho apresentado à comunidade acadêmica teve como premissa a integração, participação e desenvolvimento, compreendendo ações da gestão para as demandas do câmpus e dos segmentos: estudantes e servidores. Neste sentido, a gestão primou pelo diálogo com docentes, estudantes, técnico-administrativos e terceirizados, no sentido de ouvir, discutir, problematizar e alargar as dimensões do plano de trabalho, considerando as especificidades de cada coletivo. Muitas das ações propostas foram desenvolvidas a partir das contribuições da comunidade acadêmica.

Porém, em março de 2020, o cenário mudou radicalmente e fomos surpreendidos por uma pandemia que se alastrava mundo afora com o novo coronavírus. A pandemia não nos permitiu a realização de parte das ações propostas para a gestão do câmpus 2019-2021.

Ainda assim, tivemos grandes feitos nesse período, como a finalização do prédio da nossa sede definitiva com as devidas adequações no projeto estrutural para atendimento das demandas dos laboratórios e da acessibilidade a todos os espaços do câmpus. Conseguimos também instalar na sede um sistema contra incêndios; um sensor com alarmes e o videomonitoramento da área externa do câmpus. Conseguimos também uma emenda parlamentar no valor de um milhão de reais para aquisição de móveis e equipamentos para o nosso auditório.

Outras conquistas que também tivemos foram o acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos para colocar ponto de ônibus em frente à entrada principal do câmpus e a sinalização horizontal e vertical das ruas nas proximidades do câmpus indicando área de escolar.

 

Fale-nos mais sobre o seu plano de trabalho para o novo mandato como diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste.

É importante destacar que o nosso Plano de Trabalho para o quadriênio 2021-2025 é um documento-proposta. Ou seja, não está fechado, pois o objetivo é permitir o diálogo contínuo com a comunidade acadêmica, no sentido de aprimorarmos nossas intenções, desejos, sonhos e horizontes para o nosso câmpus.

E, seguindo o horizonte, pretendemos, a partir da coletividade, buscar melhorias, aprimorar nossa comunicação com a comunidade externa, sobretudo no que diz respeito as ações de extensão e a qualificação profissional. Almejamos também romper com a rotina burocrática que tem consumido o nosso tempo. Dessa forma, sugerimos inúmeras ações como a criação de um espaço de interação, manifestação e diálogo da comunidade acadêmica e da comunidade externa sobre temas diversos; a ampliação da participação dos movimentos sociais em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e, também, a utilização dos espaços do câmpus para a realização de atividades formativas.

Desejamos também fortalecer as ações de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão e ampliar as parcerias com as instituições públicas de educação e saúde – estadual, federal e municipal – no atendimento às demandas dos nossos cursos e na realização de ações interinstitucionais. Queremos também promover parcerias com as redes públicas de educação para provisão de livros didáticos do ensino médio, a fim de atender as demandas dos nossos cursos, e buscar também parcerias com fundações públicas, universidades e outras entidades de natureza pública para publicar os materiais produzidos nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Pretendemos também estabelecer uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES/GO) para a criação do “Centro de Atividades e Estudos Interdisciplinares” do Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo deste centro é realizar ações integradas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a interdisciplinaridade de todos os cursos da instituição para atendimento da comunidade externa. Temos muitas propostas de parcerias com ministérios e secretarias de cultura, direitos humanos, educação e saúde para o financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão com o intuito de atender a integração dos eixos tecnológicos do câmpus e as demandas da comunidade externa.

Em nosso Plano de Trabalho propomos ainda a discussão do orçamento geral do câmpus, da Assistência Estudantil e das ações do Plano Anual de Trabalho com toda a comunidade acadêmica; o incentivo aos Grupos de Estudos e Pesquisas do câmpus e a busca de recursos para a realização das atividades concernentes a cada grupo, incluindo o incentivo à promoção de ações de extensão integradas; o desenvolvimento de ações que impeçam o assédio moral descendente e ascendente, e outras formas de assédios; e a ampliação do Projeto Conexões, por meio do Encontro Anual de Egressos(as).  O Projeto Conexões objetiva criar o intercâmbio entre a comunidade acadêmica, estudantes e egressos, dos cursos ofertados pelo câmpus, criando um círculo de aprendizagens e inovações para o progresso social, do mundo do trabalho, e da politécnica, dentro dos preceitos que envolvem cada Projeto Pedagógico de Curso.

Apoiamos às ações das representações estudantis, o Centro Acadêmico e o Grêmio Estudantil, para promover a integração entre os(as) estudantes dos cursos técnicos e curso superior, e para elaborar pautas relevantes de interesse do segmento.

Desejamos incentivar às ações culturais e de lazer para os(as) estudantes por meio do Projeto Talentos, com apresentações nos eventos promovidos pelo câmpus que valorizem as habilidades desenvolvidas pelos(as) estudantes nas áreas de música, dança, teatro, artes visuais, jogos, brincadeiras, dentre outras.

Queremos promover também o Espaço IntegrAção: espaço com atividades de ensino-pesquisa-extensão envolvendo toda a comunidade acadêmica e externa, por meio de oficinas, minicursos, palestras, ações educativas, artísticas e culturais.

Outra proposta de nosso Plano de Trabalho é a criação do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Especialização em Educação, Saúde e Sociedade, objetivando a integração dos eixos Educação e Saúde. Para a criação desse curso propomos a integração dos núcleos de estudos e pesquisas do câmpus para a elaboração do projeto da especialização, com a participação de representantes dos(as) estudantes, docentes e técnico-administrativos. Planejamos também criar um grupo de trabalho para o estudo da viabilidade da construção de uma proposta de curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico ou Profissional, tomando por referência a integração dos eixos Educação e Saúde.

Pretendemos também promover o projeto “IFG Oeste Sustentável” que visa à aplicação da Lei 12.305/2010, destinada a construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Câmpus Goiânia Oeste, por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão. A perspectiva do projeto é integrar e mobilizar a comunidade acadêmica nas ações que envolvem a educação e conscientização sobre o descarte correto dos resíduos, bem como o envolvimento de cooperativas para o processo de reciclagem.

Desejamos ainda promover a realização do Encontro Semestral de Servidores(as) do câmpus, que tem como objetivo a integração e socialização dos(as) servidores(as) por meio de atividades lúdicas e recreativas, incluindo rodas de conversa, comemoração dos aniversariantes, e o Momento Talentos. O Momento Talentos objetiva incentivar os(as) servidores(as) com talentos específicos para fazerem apresentações individuais ou em grupos.

 

Quais são os principais desafios que você acredita que serão enfrentados na gestão do quadriênio 2021-2025?

São inúmeros os desafios para o quadriênio 2021-2025, mas esperançar e sonhar coletivamente nos movem cotidianamente rumo aos enfrentamentos que faremos/teremos. Paralelemente à pandemia, outros desafios estão postos como o contingenciamento dos recursos orçamentários para o IFG, a ausência de códigos de vagas para contratação de novos(as) servidores(as), o congelamento de recursos de investimentos em educação e o fato desses, na prática, estarem sendo regressivos nos últimos anos.

Um grande desafio é a consolidação da sede do nosso câmpus, e isso implica a retomada das obras do bloco acadêmico; a construção do restaurante estudantil; a construção da biblioteca; a construção do ginásio; e a conclusão do auditório. Outros importantes desafios são aumentar o nosso quadro de servidores(as) e adquirir móveis, equipamentos e insumos para atendimento às demandas do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

Que mensagem gostaria de desejar para a comunidade do Câmpus Goiânia Oeste que o elegeu para mais um mandato como diretor-geral.

Precisamos ocupar os espaços do câmpus – quando do retorno às atividades presenciais –em um movimento de vida, porque educação é vida. Enquanto este momento não chega, vamos dialogando sobre nossas necessidades, sobre nós. Vamos fazendo histórias de vidas, mesmo que virtualmente. E convidamos a comunidade acadêmica para lutar em prol da educação pública, gratuita, socialmente referenciada, laica e de qualidade.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

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