Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Inhumas > Notícias do Câmpus Inhumas > Alimentação saudável e letramento informacional são temas de ação de extensão na Escola Municipal Padre Feliciano
Início do conteúdo da página
extensão

Alimentação saudável e letramento informacional são temas de ação de extensão na Escola Municipal Padre Feliciano

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 14h29 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 15h14

 Estudantes do 4º ano participaram de atividades desenvolvidas a partir da leitura do livro João e Maria

xxxxx
 Ação de extensão na Escola Municipal Padre Feliciano utilizou o livro João e Maria

Na última quinta-feira, 25 de agosto, crianças do 4º ano da Escola Municipal Padre Feliciano, localizada no Setor Pedrinhas, em Inhumas, participaram da atividade de extensão João e Maria: plantando leitura e colhendo informação.  O encontro teve o objetivo de trabalhar os temas alimentação saudável e letramento informacional para a busca e uso consciente de informação. "Foram desenvolvidas atividades a partir do livro João e Maria, dos Irmãos Grimm. O intuito é promover a consciência crítica acerca de alimentos saudáveis e o raciocínio lógico na resolução de problemas, por meio da leitura e da interpretação de texto", explica a bibliotecária do IFG-Câmpus Inhumas Maria Aparecida Rodrigues de Souza, que faz parte do projeto.  

A atividade realizada na escola faz parte da ação de extensão Mulheres que Plantam e Colhem: Memórias, Biocultura e Saúde, sob a coordenação-geral da professora Lorenna Silva Oliveira Costa. De acordo com o projeto, as atividades promovidas devem desenvolver: ideias de autonomia das unidades domésticas; saúde e bem-estar; mecanismos de soberania alimentar e nutricional; promoção da diversidade cultural e ecológica, assim como de letramento informacional para a busca e o uso consciente de informação junto às famílias do Setor Pedrinhas, tendo por centralidade as mulheres.

Troca de saberes

"Todas nós, servidoras e estagiárias do IFG-Câmpus Inhumas, fomos recebidas com alegria e gentileza por toda a equipe da unidade escolar. As crianças avaliaram positivamente a atividade, participando com animação da leitura do texto João e Maria e também da resolução de questões de Língua Portuguesa e Matemática. A partir do texto, foi trabalhada a importância da leitura e da informação confiável na aprendizagem ao longo da vida. A troca de saberes nas ações envolvendo o IFG e as escolas da região fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão. A extensão é muito importante na formação de nossos alunos e na aproximação com a comunidade", afirma a professora Darlene Ana de Paula Vieira. 

Para a estudante Ana Carolina da Silva Oliveira, estagiária do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Inhumas, o projeto de extensão, com essa característica de propiciar o contato externo às atividades já realizadas no câmpus, colabora para o acúmulo de conhecimento e a formação profissional. "A atividade com as crianças do 4º ano, filhos das mulheres envolvidas no projeto Mulheres que Plantam e Colhem: Memórias, Biocultura e Saúde, foi extremamente formativa e importante. Foi possível ter um contato maior com a realidade escolar, em especial com uma turma de ensino fundamental, e isso agrega muito à experiência de estágio que estou construindo", conta Ana Carolina.  

As responsáveis por essa atividade de extensão na Escola Municipal Padre Feliciano foram: Ana Carolina da Silva Oliveira (estagiária Napne), Darlene Ana de Paula Vieira (docente), Jéssica Santana Silva (estagiária na Biblioteca Atena), Larissa Stefane Rodrigues de Lima (bibliotecária), Laís Pereira de Oliveira (docente na UFG), Maria Aparecida Rodrigues de Souza (bibliotecária) e Samantha Moreira de Jesus (estagiária do curso Técnico Integrado em Informática). 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

 

Fim do conteúdo da página