Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores e técnicos administrativos participam da Semana de Planejamento

Professores e técnicos administrativos participam da Semana de Planejamento

Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 19h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 15h30

Eleição para coordenações, calendário de reuniões do Colegiado, Calourada, Progressão Parcial, dentre outros assuntos, são discutidos na Semana

Para dar início às atividades do ano, está sendo realizada, desde a última segunda-feira, a Semana de Planejamento, com a participação dos professores e demais servidores técnico-administrativos do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) para discutir a rotina e propor as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2020.

Na reunião do Colegiado, no dia 10, presidida pela chefe de Departamento de Área Acadêmica, professora Karen do Nascimento, foram eleitos os novos ocupantes de algumas das coordenações existentes. A Coordenação do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio  em Manutenção e Suporte em Informática, da Educação para Jovens e Adultos (EJA), ficará sob responsabilidade do professor Toni Cezar Pinto Ferreira Barros.

O curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações EJA será coordenado pelo professor Diego Alves Rodrigues e o Integrado Integral em Biotecnologia terá orientação do professor Fabiano Paiva Vieira. A Coordenação Acadêmica do Câmpus também sofreu alteração: estará sob coordenação do professor Murilo Teles Domingues.

Além da eleição para novos coordenadores, o Colegiado definiu o cronograma anual de reuniões, prática instituída pela equipe para a realização de diálogos sobre demandas do Câmpus.

Semana de Integração

À tarde, coordenados pelo professor Daniel Ordine Vieira Lopes, a equipe planejou a recepção dos novos alunos do Ensino Médio Integral e EJA na primeira semana de aulas no câmpus, que começará na próxima segunda-feira, 17. “Os calouros irão participar de atividades lúdicas leves, como brincadeiras, jogos, debates, para iniciar as aulas”, relatou o professor de Física, Daniel Ordine Vieira Lopes.

Os novatos dos cursos em período integral serão recepcionados na segunda-feira, às 7 horas, pelo diretor-geral do câmpus, professor Thiago Gonçalves Dias; pela chefe do DAA, Karen Cristina Costa do Nascimento, e demais servidores. De terça a sexta-feira, as atividades começarão às 8 horas.

Os alunos do primeiro ano dos cursos técnicos da Educação para Jovens e Adultos irão participar de cine-debates, de minicursos, como Culinária Vegana e Tipagem Sanguínea, de rodas de conversa e karaokê. (Veja a prévia das programações abaixo)

INTEGRAL MATUTINO

ABERTURA

BASQUETE

BRINCADEIRAS E JOGOS

TORTA NA CARA

ATIVIDADES DOS VETERANOS

VÔLEI

GÊNERO E SEXUALIDADE (40 vagas)

TIPAGEM SANGUINEA

PLANTIO DE ÁRVORES

CAMINHADA ORIENTADA

OFICINA DE XADREZ

CINE- DEBATE (ilim)

FUTEVÔLEI

CAFÉ COMUNITARIO
RECITAL

INTEGRAL VESPERTINO

MESA-REDONDA
VETERANOS + CALOUROS

CAMPEONATO VIDEO-GAME

CINE-DEBATE: “ESTRELAS ALÉM DO TEMPO”

CINE-DEBATE

ATIVIDADES DOS VETERANOS

JOGOS LINGUÍSTICOS

PROCESSOS CRIATIVOS

QUEIMADA

TROTE SOLIDÁRIO

VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE LABORATÓRIO

BATE-PAPO CIÊNCIA E RELIGIÃO (ilim)

CULTURA E LÍNGUA FRANCÓFONA

OFICINA DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS

INTR. À LEITURA DE PARTITURAS MUSICAIS

PRÁTICAS DE ESCUTATÓRIA: VOCÊ ME ESCUTA OU ESPERA A VEZ DE FALAR?

QUIZ DE FÍSICA (20 vag)

OFICINA DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS

EJA NOTURNO

ACOLHIDA E APRESENTAÇÃO DA GESTÃO NO TEATRO GUAIÁ

APRESENTAÇÃO ESPECÍFICA DOS CURSOS EJA

CÁPSULA DO TEMPO

INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

LANCHE COLETIVO

TOUR PELO CÂMPUS

CADASTRO E ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS

TIPAGEM SANGUÍNEA

PERFUMARIA, CINEMA E LITERATURA

KARAOKÊ

CINE-DEBATE

JOGOS TRADICIONAIS

TORTA NA CARA

OFICINA DE XADREZ

O professor Daniel reforçou que algumas atividades serão custeadas pela Chamada MCTIC/CNPq nº 09/2019, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Dependências

Nesta terça-feira de planejamento o assunto foi progressão parcial. Uma das pedagogas do câmpus, Bruna Antunes Furtado Pereira, explicou que o atual modelo de progressão parcial do ensino médio está defasado, pois os cursos técnicos ao Ensino Médio passaram do período parcial para integral, apresentando uma lacuna em relação às progressões parciais, também conhecidas como dependências.

A nova proposta aprovada pelos presentes a ser adotada após análise da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) foi sugerida com base no modelo já utilizado no IFG/Câmpus Luziânia. Parte das dependências é realizada a distância, na plataforma Moodle, e a outra parte, em encontros presenciais. Os professores deverão ofertar o horário de atendimento, alimentar a plataforma e realizar os registros acadêmicos no diário. Este modelo gera mais transparência, segurança, flexibilidade de horário, melhor organização e sistematicidade das dependências. “Quanto mais um projeto é aceito pela coletividade, mais o aluno se adequa a esta cultura”, afirmou Bruna.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa