Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Napne promove palestras, cinema e grupos de estudos  para discutir temas diversos com a comunidade de Itumbiara
Napne

Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 11h37 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 14h27

Proposta do Núcleo é envolver alunos, servidores e população na discussão sobre inclusão, gênero, valorização da vida e outros temas da atualidade

Roda de Conversa - Meninas do IFG realizou o primeiro encontro dia 18/9

Ao longo do mês de setembro, o Napne –Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, vem promovendo várias ações no IFG Câmpus Itumbiara com o objetivo de envolver a comunidade acadêmica e também a população em geral em debates sobre acessibilidade, inclusão escolar, valorização da vida, empoderamento feminino, protagonismo de pessoas com deficiência, conhecimentos científicos entre outros.

Entre as atividades ocorreu o movimento do Setembro Amarelo, que é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio e sensibilização e conscientização da população sobre o tema. No Câmpus aconteceram mobilizações e intervenções com os estudantes a partir de cartazes, panfletagens e aconselhamento com psicólogos da Instituição, e foram incentivados a “registrar momentos felizes no IFG”. Dois fotógrafos profissionais da cidade também estiveram na atividade, realizando o registro dos participantes em um painel montado especialmente para o evento. Além do Napne, a mobilização também foi conduzida pela Coordenação de Apoio ao Discente.

PALESTRA: Acontece amanhã, dia 28, sexta-feira, a palestra “Surdez: língua e educação”. Os palestrantes serão Cristiane Siqueira Pereira, Marciel Silva Magalhães e Maísa Conceição Silva. Haverá também dinâmicas e apresentação cultural. Os interessados em obter certificação devem acessar este link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/2d2a3c26-902b-4a42-8acd-634370993cfb/inscricao

Cine Clube

No dia 17/9 aconteceu a primeira sessão do Cine Club do IFG. O filme exibido foi "A Teoria de Tudo", baseado na história do astrofísico Stephen Hawking. O cientista, que ainda na juventude foi diagnosticado com uma doença motora degenerativa, se tornou mundialmente conhecido por suas “descobertas relevantes para o mundo da ciência” e relacionadas ao tempo.

Após a exibição do longa, foi promovido um debate pelo professor de física, Thiago Luz, pela coordenadora do Napne, Thaíse Liara e pelo membro da comunidade externa, Grazziano Rodrigues. Eles trataram de conteúdos de física, “protagonismo e vivências das pessoas com deficiência e a inclusão social como uma política urgente em nossa sociedade”. A próxima sessão ocorrerá durante a Secitec, e contará também com a colaboração dos centros acadêmicos do Câmpus.

Debate em torno do filme "A Teoria de Tudo"

Roda de Conversa - Meninas do IFG

Também teve início em 18 de setembro o Roda de Conversa – Meninas do IFG, ação de extensão com a proposta de promover um espaço de debate sobre os dilemas relacionados ao “ser mulher”. Idealizado pelo Setor de Saúde e Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus, o grupo é aberto à participação das alunas, servidoras e colaboradoras terceirizadas do IFG Câmpus Itumbiara. Os encontros são quinzenais, com início às 13h, na sala S-403. O próximo bate-papo ocorrerá dia 02/10, e o tema é “violência contra a mulher”. Professores e técnico-administrativos também colaboram com a realização do Roda de Conversa.

Grupo de Estudos

Começou no último dia 25 as atividades do grupo de estudos sobre Inclusão Escolar, e o assunto abordado foi "História: segregação, integração e exclusão". A condução foi do psicólogo do Câmpus Itumbiara, Danilo Oliveira e Silva.  Os organizadores explicam que “a atividade nasceu como demanda institucional por capacitação na área de inclusão” e aprofundamento de conceitos relacionados aos “aspectos da inclusão no ambiente escolar”. O grupo de estudos é aberto à comunidade e ocorrerá quinzenalmente às terças-feiras, das 14h30 às 16h30. O pré-requisito para participar é ler previamente os textos selecionados para cada encontro. O texto para o dia 09/10 está disponível aqui.

Setembro Azul

Outra campanha do mês promovida é a do Setembro Azul, dedicada à comunidade surda. As ações visam à “conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos”, e reforçam a necessidade da luta por mais escolas bilíngues, onde alunos surdos e ouvintes “possam aprender e crescer juntos”. Localmente o Napne promoveu uma oficina de adaptação curricular para alunos surdos, voltada aos docentes dos cursos superiores. A atividade foi conduzida pela profa. Maísa Conceição e pela intérprete de libras Jaliane Soares.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.