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ensino superior

Ex-alunos do Câmpus Itumbiara se destacam em aprovações de vestibulares renomados pelo País

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 12h46 | Última atualização em Terça, 24 de Março de 2020, 07h34

Estudantes têm garantido vagas na UNB, USP, UFU, IFG, Unicamp entre outras

Desde o início do ano têm surgidos relatos de ex-alunos dos cursos técnicos integrados do IFG Câmpus Itumbiara que estão sendo aprovados em diversos vestibulares de instituições renomadas pelo País. Além da aprovação, a nota de redação deles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido bem acima da média nacional (confira no gráfico abaixo).

Afora o conhecimento ministrado ao longo das aulas de todos os professores do Ensino Médio, no IFG Câmpus Itumbiara os estudantes também têm a oportunidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão que também contribuem imensamente para a formação acadêmica e sociocultural deles. “Ressaltamos que se trata de um trabalho coletivo, pois todos os campos do conhecimento colaboram para isso com os conteúdos curriculares de cada disciplina”, afirma a professora Dalva Ramos.

Entre os diversos projetos realizados no Câmpus, um deles é o Projeto de Ensino Multiletramentos, quem tem o objetivo específico de preparar os candidatos para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Em relação ao Multiletramentos, ele ocorre desde 2016, sempre no segundo semestre do ano, e durante as atividades as professoras idealizadoras e os demais colaboradores promovem as “Oficinas Pré-Enem”, durante as quais os estudantes recebem dicas, estratégias e orientações de como se preparar para responder as questões de prova nas áreas de Artes, Literatura, Sociologia, Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras.

No ano passado o tema da redação do Enem foi
Em 2019 o tema da redação do Enem foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", e de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apenas 53 candidatos atingiram 1 mil na redação, que é a pontuação máxima

 

Opinião dos Estudantes

Um caso de destaque é o de Matheus Valentim, aprovado em duas engenharias na USP e uma na UFU. Na opinião desse estudante, que inicialmente também tinha dificuldade para redigir um bom texto, ele afirma que após as práticas de escrita no Projeto ele conseguiu se aprimorar para escrever um texto linear e entendível e também aprendeu técnicas e estratégias para responder as perguntas das provas objetivas.

Nathália Soares obteve a excelente nota 960 pontos na redação, o que garantiu a ela bolsa integral do Prouni para cursar Biomedicina na UNA de Itumbiara. A estudante comenta que o Multiletramentos foi essencial para ela alcançar essa nota, “foi como um divisor de águas”, diz. Isso porque, segundo a própria estudante, quando iniciou o 3º ano do Ensino Médio não tinha noção de como escrever um bom texto e demorava muito tempo para redigir as propostas, tanto que as primeiras redações escritas por ela no Projeto receberam pontuações insatisfatórias.

Keldson Lopes é outro brilhante exemplo. Ele também conseguiu 960 pontos na redação, foi aprovado para Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas escolheu continuar no IFG de Itumbiara onde agora cursa Engenharia Elétrica. Ele que também foi participante e bolsista do Multiletramentos, destaca que o Projeto o ajudou principalmente na redação. "As professoras me ajudaram a criar um ‘padrão’ de redação que foi essencial para conseguir essa nota. Além do mais, a grande produção de textos durante o Projeto foi de grande ajuda, não só pra mim”, comenta o jovem. Ele ainda destaca que as professoras ainda trabalharam modelos específicos de redações para as provas da UFU e UFG, e que com as professoras ele ainda aprendeu a reduzir o tempo de escrita e iniciar a prova do Enem pela redação para depois se “concentrar exclusivamente para as questões objetivas”.

 

Aprovação dos alunos do Câmpus Itumbiara em vestibulares pelo País:

Técnico em Química:

Anna Carla A. Pereira: Nutrição na Faculdade Pitágoras (Prouni) e Nutrição na UFU
Brenda S. Santos: Biomedicina na UMA (Prouni)

*Elisa J. Mendes: aprovada em Medicina na UNB

Hérica de S. Souza: Zootecnia na UFMT

Gustavo Santana: Farmácia na UNA (Prouni)

Lara H. Fernandes: Química na UFU

Lucas Araújo Rodrigues: Licenciatura em Matemática na USP e Unicamp e Medicina na UFU

Mariana J. R. Santos: Ciências Biológicas na Unicamp

*Matheus Valentim: Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, na Escola Politécnica da USP e Engenharia Química na UFU

Nathália S. da Silva: Biomedicina na UNA (Prouni)

*Suliene F. Ribeiro: Nutrição na UFMT

Elisa Mendes, aprovada em Medicina na UNB, fez cursinho preparatório para o vestibular, mas ainda assim destaca:"Primeiramente, o fato de ser um curso técnico integrado em química me permitiu ter um conhecimento maior nessa área. Em alguns momentos percebi que mesmo as matérias técnicas tiveram contribuição durante os exames. Em segundo lugar, gostaria de citar o trabalho das professoras de linguagens do IFG, Dalva, Selma e Pauliana, que ainda com o apoio de outros [colaboradores] fizeram com grande excelência o Projeto Multiletramentos. 

 

Técnico em Eletrotécnica:

Ádrio O. Alves: Engenharia de Computação na UFG e Sistemas de Informação na USP

Ana Carolina de S. Kummer: Fisioterapia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

*Enoch V. S. Júnior: Engenharia Mecânica na UFU

*Keldson A. Lopes: Engenharia Civil na UFU e Engenharia Elétrica no IFG Câmpus Itumbiara

*Lucas Humberto J. de Lima : Engenharia de Computação na UFU

Luís Eduardo S. Borges: Engenharia Mecânica na UFU

Marcos E. A. de Moura: Engenharia da Computação no IFTM

Maiores notas na redação do Enem:

960 pontos: Ana Carolina, Elisa, *Keldson, *Laís Netto e Nathália

940 pontos: *Thalia Martins

* Os estudantes destacados participaram como bolsistas ou voluntários do Multiletramentos em 2019. Os demais fizeram parte do público-alvo do projeto de ensino.

 

Considerações das professoras

O Projeto Multiletramentos é coordenado pelas docentes Pauliana Duarte, Selma Zago e Dalva Ramos. Na opinião de Selma, a cada edição do Projeto elas têm a “sensação de promover, em equipe e integração com diferentes áreas colaboradoras, um espaço que privilegia um trabalho tão fecundo com a escrita e a leitura”. O que para ela “se tornou uma própria condição de nosso trabalho enquanto realização professoral”.

Nas considerações da professora Paulina, o Multiletramentos possibilita aos estudantes “exercer a cidadania de forma mais efetiva por meio do uso competente dos conhecimentos adquiridos (...) e melhor desempenho nas demais áreas do conhecimento avaliadas no Enem, visto que, especialmente, a leitura e a compreensão textual são requisitadas no exame em sua integralidade”.

A professa Dalva destaca ainda que “além de compactuar com a missão dos institutos federais de qualificar profissionais para os diversos setores da economia brasileira, o Projeto de Ensino Multiletramentos contempla os pressupostos legais contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) que estabelece, no Art. 22, que  `a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meio para progredir no trabalho e em estudos posteriores´”.

 

Foto do encerramento do Projeto Multiletramentos em 2019
Foto do encerramento do Projeto Multiletramentos em 2019

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

 

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