Livro sobre educação e trabalho tem coautoria de servidoras do Câmpus Itumbiara
A obra aborda temáticas relacionadas à educação e trabalho
Foi lançado neste mês de março o livro Relação entre educação e trabalho formação e práticas educativas. A obra tem coautoria das servidoras do Câmpus Itumbiara, Luciene C. S. Oliveira Luz e Roberta R. Ponciano, e também da docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Adriana Cristina Omena dos Santos.
O livro abrange questões discutidas atualmente “e representam esforços para refletir e aperfeiçoar práticas de ensino e aprendizagem, além de buscar entender a relação entre trabalho e educação”, explicam as autoras. Ainda segundo elas, além de contribuir com a disseminação de práticas educativas, a coletânea poderá colaborar “com as práticas cotidianas em espaços formais e não formais de educação”.
Autoras Luciene, Roberta e Adriana A maioria dos artigos que compõem a obra foi publicada em eventos acadêmicos da área da educação, com exceção do capítulo “Reflexões sobre a relação entre trabalho e educação: a formação profissional e a busca pela inclusão dos trabalhadores na atualidade” que é inédito. De acordo com as pesquisadoras, os artigos são “provenientes de relatos de experiências de ensino e aprendizagem, resultados de projetos de ensino e de extensão” ao longo da atuação profissional e do curso de mestrado.
Livro
Todo o processo de elaboração do livro, desde a escrita, levantamento dos dados, adaptação dos artigos, revisão textual e contato com a editora se deu no segundo semestre de 2016. A obra teve ainda a colaboração do docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFU, Carlos Lucena, que escreveu o prefácio.
Os interessados podem acessar a versão digital do livro na página da editora Navegando. Ou ainda realizar empréstimo do exemplar na biblioteca do Câmpus Itumbiara.
Sinopse
O livro “Relação entre Educação e Trabalho: a formação e as práticas educativas” é uma obra composta de vários artigos que discutem temáticas que abordam sobre educação, aprendizagem, educação profissional e inclusão social e outras temáticas que representam a contemporaneidade e os processos educativos, contemplando assim resultados de pesquisas bibliográficas e de campo e também relatos de experiências didático pedagógicas. Assim, para o desenvolvimento de tal obra no campo da Educação, além dos autores consultados, incluímos a experiência profissional, como docentes, como pesquisadoras e dirigentes em funções de natureza tanto acadêmica como administrativa.
Capítulos do livro:
• Reflexões sobre a relação entre trabalho e educação: a formação profissional e a busca pela inclusão dos trabalhadores na atualidade;
• Ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos: a aprendizagem pela experiência;
• A Sociologia no Ensino Médio: currículo e aprendizagem sob o olhar dos estudantes;
• Uma proposta de aprendizagem baseada no sujeito aprendiz;
• Ciclo de debates na escola: relato de uma experiência de aprendizagem;
• Experiências Docentes: os desafios da aprendizagem e a busca pela Inclusão Social e
• Construindo saberes através do ensino básico de Inglês visandoa atuação no mundo de trabalho.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara
Redes Sociais