Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Marcos Antônio Arantes de Freitas é eleito para o cargo de Diretor-Geral do Câmpus Itumbiara
ELEIÇÕES 2021

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 11h45 | Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2021, 10h12

O candidato eleito respondeu algumas perguntas sobre a futura gestão

O professor Marcos Antônio Arantes de Freitas foi eleito Diretor-Geral do Câmpus Itumbiara para o quadriênio 2021 a 2025. O resultado da eleição foi homologado ontem, 28 de junho, pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Goiás e Comissão Eleitoral Central do IFG. O professor disputou o cargo com o docente Jucélio Costa de Araújo e foi eleito com 47,97% dos votos.

O candidato eleito Marcos Antônio irá assumir o cargo em outubro deste ano, após ser empossado pela professora e atual pró-reitora de Ensino do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, eleita para o cargo de reitora da Instituição (o resultado da eleição para o cargo de reitora também foi homologado ontem).

Durante a transmissão da 71ª reunião do Consup que foi transmitida pelo YouTube nessa segunda-feira, 28, o atual reitor do IFG e presidente do Consup, professor Jerônimo Rodrigues, explicou como se dá a nomeação dos cargos: “o resultado das eleições será encaminhado para Brasília, a fim de que a reitora seja nomeada pelo Presidente da República. E assim que for nomeada e tomar posse, a nova reitora, professora Oneida Gomes Irigon, a quem eu parabenizo por esse processo, vai nomear os diretores-gerais, a quem eu parabenizo também. Que a partir de outubro todos façam uma boa gestão nos próximos 04 anos!”

Perfil

Marcos Antônio é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Minas Gerais e possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele ingressou no IFG no ano de 2006 e está na Unidade de Itumbiara desde 2008. O candidato eleito já ocupou o cargo de Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Itumbiara de 2012 a 2014 e também de 2014 a 2016, e desde julho de 2018 é coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Leia abaixo as respostas do professor Marcos Antônio sobre sua futura gestão:

O senhor está na Instituição há muitos anos, mas esse desejo de ser diretor-geral é recente ou era um sonho antigo?

Ingressei no IFG em 01/08/2006, portanto, são quase quinze (15) anos de efetivo trabalho. À época já tinha esse desejo de assumir a posição de diretor-geral, no entanto, optei por conhecer um pouco mais a Instituição. Este conhecimento foi possível a partir de funções assumidas como coordenador de curso e chefia de departamento por 02 mandatos.

Particularmente entre os servidores há especulações sobre mudanças nos cargos de gestão. Já definiu a equipe de trabalho?

Sempre que há mudanças na gestão, geralmente todos nós especulamos sobre alteração e/ou manutenção na equipe. Avalio que todos que estão ou passaram pela gestão contribuíram e ainda contribuirão, sobremaneira com o crescimento e desenvolvimento do Câmpus Itumbiara. O pensamento é que existem muitos servidores com várias expertises e esse aspecto deve ser observado no momento de definição da equipe que fará uma gestão para todos. Pelo fato de ainda estar na Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica, que possui várias demandas, ainda não paramos para defini-la.

Quais os maiores desafios espera encontrar tanto na área administrativa quanto na acadêmica? Por exemplo: redução orçamentária, volta do ensino presencial?

São muitos desafios, considerando o momento que vivemos. Existe redução orçamentária, a possibilidade de volta ao ensino presencial e, ao mesmo tempo, a Instituição tem suas demandas. Na minha avaliação tudo deve acontecer com muito diálogo, participação e, sobretudo, muita responsabilidade.

O processo de transição com a atual gestão já foi iniciado?

A transição é extremamente importante e ainda não foi iniciada. Já foi feito contato preliminar com a atual direção-geral, que prontamente colocou-se à disposição para esclarecimentos e dirimir dúvidas.

Irá conciliar as aulas com o cargo de diretor ou estará totalmente dedicado à gestão?

Tenho uma adoração enorme pelo exercício da docência. Esse amor pelo que faço se traduz em "fazer bem feito" e repercute na admiração por parte dos alunos. No entanto, avalio que assumir um desafio, como a direção-geral, exigirá uma dedicação enorme e tudo isso deverá ser avaliado. Mesmo frente aos desafios, num primeiro momento, penso em assumir uma carga mínima em sala de aula. Esse aspecto é de suma importância e é também uma oportunidade de ouvir de perto as demandas dos alunos.

Daqui a 04 anos, ao final do mandato, como espera que sua gestão seja lembrada?

Ao final dos 04 anos de gestão espero concretizar as propostas elencadas no plano de trabalho e gestão. Esperamos, sobretudo, contribuir para que a Instituição continue crescendo no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.