Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Docentes recebem treinamento para operar equipamento responsável pela automatização de máquinas e ambientes
Capacitação

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 13h30 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 08h57

Chamada de CLP, a ferramenta é considerada o “cérebro” dos equipamentos por sua capacidade de controlar os processos industriais

Imagem mostra um banco de ensaio com o CLP em destaque

Os professores da área da Indústria do IFG Câmpus Itumbiara estão recebendo nesta semana um novo treinamento sobre o funcionamento dos Bancos de Ensaio de CLP (Controlador Lógico Programável), que é a ferramenta responsável por controlar máquinas e processos industriais. A capacitação está sendo realizada pelo técnico e representante do Grupo Automatus, Felipe Schiavo. Além de reforçar alguns aspectos do treinamento inicial realizado em agosto de 2016, os docentes estão aprendendo a trabalhar com os recursos de um novo componente que foi adicionado recentemente à bancada do CLP.

O técnico Felipe destacou que o fator mais importante do equipamento é que ele irá desenvolver a capacidade dos estudantes de desenvolverem o raciocínio lógico e, além disso, irá prepará-los para lidar com situações problemas quando estiverem atuando nas indústrias. Por esse motivo, Schiavo explicou que a antes de fornecer o CLP para a Instituição, a empresa realiza adaptações na ferramenta para deixá-la com um modelo didático, específico para o ambiente de aprendizagem; e que se a ferramenta for manuseada da forma correta durante as aulas no laboratório, terá vida útil de 15 a 20 anos.

Quanto à utilização do CLP nas indústrias, Felipe exemplificou que o equipamento é utilizado em acionamento de motores e válvulas, prensas hidráulicas, esteiras, controle de temperatura e etapas do processo de abate em frigoríficos, e que enquanto o CLP estiver energizado ele segue mantendo as rotinas de operação de iniciar ou finalizar determinada operação.

Participam do treinamento os docentes Bruno Gabriel G. L. Z. Vicente, Victor Regis Bernardeli e Willian Martins Leão. O professor Victor comentou que tanto os alunos dos cursos técnicos quanto os do superior têm disciplinas de automação, instrumentação, controle e redes industriais que utilizam os recursos da bancada do CLP.

Além dos seis bancos de ensaio existentes no laboratório do IFG Itumbiara, o outro câmpus que também possui o equipamento é o de Valparaíso, com três unidades.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

__________________________________________________________________________

LINK RELACIONADO

Leia a notícia sobre  o treinamento do CLP realizado em 2016.