Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Posse de membros do Consup, Conepex e da CPA é realizada no IFG

Posse de membros do Consup, Conepex e da CPA é realizada no IFG

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 09h10 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 08h57

Cerimônia aconteceu no Teatro do Câmpus Goiânia, na tarde de ontem, 03

Os novos integrantes do Conselho Superior (Consup), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) foram empossados nessa segunda-feira, 03, em solenidade realizada no Teatro do IFG, localizado no Câmpus Goiânia. A posse coletiva foi presidida pelo reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, que é também o presidente do Consup e do Conepex.

Compôs a mesa diretiva da solenidade a representante indicada pela Federação do Comércio do Estado de Goiás para compor o Consup e diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Goiás), Felicidade Maria de Faria Melo. Além dela, participaram da solenidade os representantes eleitos com maior número de votos dos segmentos técnico-administrativo, discente e docente, respectivamente: Amaury França Araújo, Amanda Marques Tomazini e Priscila Branquinho Xavier.

O servidor Amaury Araújo, eleito para o Consup, ressaltou a renovação do compromisso de trabalho de cada um dos eleitos em sua respectiva instância e chamou atenção para o fortalecimento da Instituição: “É preciso que, juntos, consigamos fortalecer o Instituto, promovendo e implantando os ajustes necessários. E que o resultado desse fortalecimento promova uma educação melhor para todos dentro do IFG.”

Amanda Tomazini, representante dos discentes no Conepex, relembrando Paulo Freire, chamou atenção para a necessidade de dar voz aos estudantes e agradeceu a todos pela oportunidade de ter sido eleita com uma votação tão expressiva e disse que fará o seu melhor no âmbito do Conselho para o qual foi eleita.

Representante dos docentes, a professora mais votada para a CPA, Priscila Xavier ressaltou o fato de que é necessário que todos eleitos se atentem para os princípios norteadores da Instituição e que participem e ajudem a construir um IFG melhor. A docente, falando de ética aristotélica, ressaltou a necessidade de se criar bons hábitos dentro da Instituição.

Responsabilidade
Felicidade Maria, diretora regional do Senac, salientou que é uma honra fazer parte do Conselho Superior do IFG. Chamando atenção para a responsabilidade e o comprometimento necessários, segundo ela, para aqueles que fazem parte dessas instâncias dentro de uma instituição, ela parabenizou “a todos que desejam fazer partes desses segmentos, pois isso implica responsabilidade e comprometimento em nome de um desejo maior, que é o de melhorar a educação.”

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, cumprimentou todos os presentes e falou da importância da cerimônia: “esta é uma solenidade que dá posse a instâncias que criam rumos para a Instituição, instâncias que possuem uma importância ímpar dentro do IFG”. Depois de parabenizar a comissão que conduziu os processos eleitorais, o reitor desejou a todos os eleitos um excelente trabalho nos conselhos e na CPA, “um trabalho excelente que seja capaz de fazer do IFG uma das melhores instituições do país”.

Colegiados
O Consup é a instância máxima de deliberação do IFG, integrado por dirigentes da Instituição, representantes dos docentes, dos técnicos-administrativos e dos alunos e também por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec - MEC), dos empresários, dos trabalhadores e de alunos egressos.

O Conepex é o colegiado responsável por definir as políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFG. Ele é integrado pelos pró-reitores de Ensino, de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do IFG: docentes, técnico-administrativos e alunos.

A CPA é uma comissão autônoma, formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica, encarregada de promover e coordenar a autoavaliação institucional. Ela também efetiva a constituição das subcomissões de autoavaliação dos câmpus do IFG.

Os representantes dos segmentos da comunidade interna dos dois conselhos e da CPA foram eleitos em eleições diretas, realizadas em maio de 2017.

Para mais informações sobre os processos eleitorais, clique aqui.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.