Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Coordenador da Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional dialoga com a comunidade do Câmpus
gestão

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 17h57 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 08h31

Objetivo foi apresentar as características de cada um dos documentos institucionais que serão discutidos no Congresso em dezembro

Apontar as finalidades dos principais documentos institucionais e convidar a comunidade acadêmica para participar deste importante momento de planejamento do Instituto Federal de Goiás (IFG). De forma resumida, foi o que o Coordenador Geral da Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional, professor Weber Tavares da Silva Júnior, fez durante diálogo realizado na tarde de ontem, 27, com alunos e servidores do Câmpus Itumbiara.

O coordenador Weber esteve no Câmpus à convite da Direção-Geral para expor a dinâmica da realização das etapas que envolvem o Congresso Institucional do IFG (marcado para dezembro deste ano), ocasião em que a comunidade acadêmica de todos os câmpus da Instituição e da reitoria terão a oportunidade de discutir e propor melhorias para o Estatuto, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDl 2018-2022), além de dar continuidade aos trabalhos de revisão do Regimento Geral do IFG.

Quanto às finalidades de cada um dos documentos institucionais, o prof. Weber explicou que o PDI é um instrumento de gestão e planejamento, onde são apresentadas as metas, objetivos e ações estratégicas da Instituição por um período pré-estabelecido. Ou seja, o documento tem o poder de limitar de que formas os gestores irão atuar considerando os cenários atuais e futuros.

Sobre o Estatuto, Weber destacou que esse documento é uma exigência dos órgãos de regulação e é previsto na lei de Criação dos Institutos Federais, uma vez que reconhece as finalidades, objetivos e características (como por exemplo, o fator da gratuidade) que orientam as ações institucionais e define a estrutura organizacional básica dos câmpus e reitoria.

Por último, o coordenador esclareceu que o Regimento Geral defini as atribuições de cada uma das estruturas que compõem a reitorias e os câmpus do IFG, além de tratar de assuntos referentes às questões didático-científicas, patrimônio e comunidade acadêmica.

O professor ainda frisou que esses documentos são os norteadores das ações do Instituto e salientou que o Congresso será de grande importância pela possibilidade de permitir que alunos e servidores apresentem sugestões, críticas e contribuições em relação às questões mais centrais que envolvem o IFG, desde a estrutura organizacional até a oferta de cursos e vagas. E convidou os presentes a fazerem parte deste momento de construção coletiva.

CLO e GTTL
Em cada uma das unidades do IFG foi formada uma Comissão Local Organizadora que irá conduzir as atividades dos Grupos de Trabalho Temáticos Locais (GTTL) que são: Ensino; Extensão; Estatuto; Gestão; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; PPPI (Projeto Político Pedagógico Institucional). Os participantes de cada um desses GTs irão apresentar propostas, que se aprovadas pela comunidade local, serão levadas para discussão no Congresso Institucional.

No Câmpus Itumbiara, a Comissão Local Organizadora (CLO) é formada pelos seguintes membros: Ghunter Paulo Viajante e Selma Zago da Silva Borges (docentes), Andrea Gomes Cardoso e Oniel Arantes de Araújo (técnico-administrativos) e Higor Henrique Marques Garcia e Lucas Eusébio Lima (discentes).

Leia sobre a aprovação da metodologia para o desenvolvimento do Congresso Institucional do IFG.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.