Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ações aprovadas em Reunião Geral atendem à inclusão, mundo do trabalho e governança
Início do conteúdo da página
Institucional

Ações aprovadas em Reunião Geral atendem à inclusão, mundo do trabalho e governança

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 17h30 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 10h23

Professores, técnicos administrativos e alunos aprovaram ações para 2020.

imagem sem descrição.

O Plano de Ação do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), elaborado neste mês de março pelos servidores para o ano de 2020, foi o tema central da Reunião Geral, convocada pelo diretor, professor Thiago Gonçalves Dias, para a tarde de ontem, no Teatro Guaiá.

O Plano Anual de Trabalho recebeu quase 200 contribuições vindas de todos os setores. Sua construção, assim como as dos outros câmpus do IFG, irá compor o Plano de Ação de toda a instituição. Segundo o diretor-geral, “no final do ano será trabalhado o planejamento para 2021”.

O Plano inclui ações que deverão ser realizadas durante 2020 para estar em consonância basicamente com os objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e outros observados e interpostos posteriormente. De forma geral, as ações sugeridas devem atender à política de inclusão e acessibilidade, ao mundo do trabalho e à governança.

Inclusão

Dentre as ações propostas, algumas se destacam. No plano da inclusão e acessibilidade, os servidores Lucas Nogueira Xavier e Apoliana Inácio Ferreira sugeriram traduzir para Libras os editais dos processos seletivos, a fim de ampliar as oportunidades à comunidade surda. A gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, juntamente com o ex-bibliotecário do câmpus, Wagner Ayrão, propuseram direcionar parte do orçamento para a aquisição de livros em braile e de audiolivros para serem disponibilizados na Biblioteca. Francione e o técnico em Informática Bernhard Ferraz Weprajetzky também sugeriram a compra de programas e equipamentos de informática com interface específica, como impressoras, conversores em braile, ampliadores de tela e sintetizadores de voz para atender à inclusão.

A Meta 18 do PDI, sobre a criação e implementação do Restaurante Estudantil (RE) até 2021, com nutricionais e equipe técnica capacitada, será contemplada com ações de captação de recursos por meio da busca de emendas parlamentares;  conclusão do projeto do RE, iniciado em parceria com a equipe docente de Engenharia Civil do Câmpus Formosa; e de produção de processo licitatório para o início das obras, para sessão de espaço a empresa que fornecerá as refeições e para aquisição de alimentos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em conformidade com as políticas institucionais.

Implementar o uso de recursos disponibilizados para a compra de alimentos pelo PNAE é outra ação a ser desenvolvida pelo Câmpus. Para isso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá cooperar, fornecendo o conhecimento técnico especializado. Um dos desdobramentos desta ação será articular a criação de uma Feira de Agricultura Familiar no câmpus.

As servidoras da Coordenação de Assistência ao Estudante (CAE), Paula Rezende e Amanda Palla, optaram por promover espaço formativo em grupo para o fortalecimento das mulheres e também por realizar orientação profissional para alunos do ensino médio, auxiliando na escolha da profissão. Para as alunas e servidoras mamães, a proposta é de criar ambiente de acolhida e integração para seus filhos enquanto estudam e trabalham.

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) também será contemplado com as ações propostas. A Gerência de Administração pretende adquirir um container por meio de doação de outros órgãos públicos, como Receita Federal e Polícia Civil e Militar, para garantir um local adequado para o trabalho do Núcleo.

A proposta de ação sugerida pela chefe de Departamento de Área Acadêmica, Karen do Nascimento, e pelo diretor-geral, Thiago, já está sendo colocada em prática. Thiago informou na reunião que serão contratados estagiários e profissionais especializados para acompanhar os estudantes com necessidades educacionais específicas. De acordo com o diretor, o processo para contratação de mais dois estagiários para atender aos alunos com necessidades específicas que estudam em tempo integral já foi aprovado. O Câmpus conseguiu a liberação de mais três contratações diversificadas. Duas serão para intérpretes de LIBRAS e uma ainda será definida. As solicitações precisarão passar pelo aval do Ministério da Educação (MEC) para entrar em tramitação no IFG.

Quatro projetos são citados no documento pelo diretor e pelo gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Bruno Quirino Leal: “Confecções de blocos pelos detentos”, “Trilha do Itiquira”, “Aterro sanitário” e “Conscientização nas escolas – Meio Ambiente”.

Mundo do trabalho

O IFG tem como propósito pensar de maneira ampla para preparar o estudante para o trabalho e mundo. Os alunos dos cursos técnicos e do superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) terão, segundo o documento, mais livros específicos, aumentando o acervo físico e digital da biblioteca com a aquisição de mais obras e periódicos.

Visando à conservação do patrimônio histórico local, o professor Waldeyr Mendes propôs o curso de extensão “Digitalização e disponibilização do acervo online do Museu Couros”. Para complementar, a Coordenação de Comunicação Social (CCS) fará campanha nas redes sociais de incentivo à conservação do patrimônio sociocultural da região.

Governança

Estão nos planos para gerir a instituição e reforçá-la, elaborar o plano de capacitação e qualificação do servidor e o Edital para Licença Capacitação para 2020, ofertar cursos de LIBRAS para servidores que atuam em atendimento ao público, oferecer minicursos e palestras de assuntos ligados ao uso de recursos tecnológicos e promover capacitação pedagógica aos docentes para otimizar o tempo e aproveitar o quadro.

Em relação à infraestrutura, a segurança é outro aspecto importante, merecedor de destaque. Em virtude de casos já ocorridos no interior do câmpus, o plano da Gerência de Administração é adquirir sistema de segurança que irá contribuir com este propósito. Foram propostas ainda melhorias na área de Tecnologia da Informação, laboratórios, obras, iluminação e estacionamento externo público.

Após a compilação dos dados pela Reitoria do IFG, o documento será disponibilizado no sitio do Câmpus Formosa. O Diretor-Geral ainda informou no encontro que evitará reuniões futuras devido ao Covid-19 e buscará outros canais de comunicação, a exemplo do correio eletrônico.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página