Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Academia Cisco IFG/Câmpus Formosa abre inscrições para curso online e gratuito
Aperfeiçoamento

Academia Cisco IFG/Câmpus Formosa abre inscrições para curso online e gratuito

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h39 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 18h19

As inscrições para o curso CCNA R&S - Introduction to Networks estão abertas até quinta-feira, 16 de abril.

Os alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem se especializar a distância durante este período de isolamento social. Por meio de uma parceria com a empresa de informática Cisco, o Câmpus Formosa tornou-se uma Academia Cisco e está ofertando o curso de 70horas CCNA R&S - Introduction to Networks (CCNA R&S – Introdução às Redes) gratuitamente aos alunos do IFG. Além deste curso, a parceria também possibilitará a oferta de outros cursos futuramente.

O CCNA R&S - Introduction to Networks tem como objetivo a capacitação básica de fundamentos de rede de computadores e configuração de switches e roteadores aos alunos do IFG. O cursista irá instalar, configurar, operar e solucionar problemas em redes de tamanho médio, compostas por roteadores e verificar conexões para sites ou unidades remotas conectadas via uma rede WAN.

O curso apresenta a arquitetura, a estrutura, as funções, os componentes e os modelos da internet e de outras redes de computadores. Também apresenta os princípios e a estrutura do endereçamento IP e os conceitos de meio físico e das operações Ethernet. Ao final, o aluno conseguirá construir uma rede Ethernet usando roteadores e switches; realizar configurações básicas de roteamento e switching; projetar, calcular e aplicar máscaras e endereços de sub-rede em redes IPv4 e IPv6.

Segundo o instrutor credenciado da Academia IFG/Câmpus Formosa, professor Mario Teixeira Lemes, “o melhor é que tudo será visto com muita prática, usando o simulador Cisco Packet Tracer. É uma forma divertida de compreender redes de computadores, sistemas operacionais e matérias afins”.

A proposta é que o aluno evite o completo afastamento do IFG após a suspensão dos calendários acadêmicos, estudando online e a distância. Além disso, o curso também visa à melhoria da saúde mental dos participantes, já que todos vivem tempos de reclusão, decorrente da pandemia de Covid-19.

Inscrição

Podem fazer a inscrição para concorrer a uma das 50 vagas os alunos do IFG que estiverem devidamente matriculados em cursos das áreas de Informática, Ciência da Computação ou Engenharia Elétrica. Entretanto, o instrutor informa que vinte por cento das vagas são destinadas aos alunos do Câmpus Formosa. Se houver mais candidatos que o número de vagas, será feito um sorteio público para a seleção dos cursistas. As inscrições podem ser feitas até 14 de abril, pelo link: https://forms.gle/zeYFpbAEvNVKESzp9 .

No dia 17 de abril, os inscritos selecionados receberão um e-mail com as instruções necessárias para o início do curso. As aulas serão iniciadas no dia 17 de abril e seguirão até 27 de maio.

Contato: mario.lemes@ifg.edu.br

Faça aqui sua inscrição: https://forms.gle/zeYFpbAEvNVKESzp9