Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atividades do LAPASSION@Goiânia finalizam nesta quinta-feira, 14 de maio
LaPassion

Atividades do LAPASSION@Goiânia finalizam nesta quinta-feira, 14 de maio

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 10h21

Depois de 10 semanas de desenvolvimento, participantes irão apresentar soluções para os desafios propostos ao longo do projeto, em evento virtual

Estudantes e professores do Projeto Lapassion reunidos em reunião virtual

Nesta segunda-feira, 11 de maio, inicia-se a décima e a última semana de desenvolvimento da etapa do projeto LAPASSION@Goiânia, etapa essa que é promovida pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O projeto, que começou sua fase de desenvolvimento no dia 9 de março, no Câmpus Goiânia, tem o objetivo de trazer boas práticas desenvolvidas na Europa para instituições da América Latina.

Durante 10 semanas, estudantes e professores tutores trabalharam praticamente apenas uma semana juntos e depois tiveram que se separar, devido à pandemia do coronavírus. Sem deixar o projeto parar e dando continuidade ao projeto de forma on-line, o grupo se reuniu virtualmente com o objetivo de pensar soluções práticas para problemas reais e elaborou projetos multidisciplinares a partir do tema “Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável”.

Demoday Virtual

No dia 30 de abril, segundo o coordenador do projeto no IFG, professor Ruberley Rodrigues da Silva, foi realizada uma prévia do Demoday. Este é o momento em que os estudantes, que foram divididos em cinco times, realizam as apresentações das propostas preliminares de soluções dos desafios de cada uma das equipes. Na oportunidade, foi utilizado o Google Meet para transmitir as apresentações realizadas tanto em português, quanto em inglês, que é a língua oficial do projeto.

Na prévia do Demoday, cada equipe apresentou as seguintes soluções preliminares para os desafios que foram apresentados:

• Time 1: Protótipo de uma bicicleta geradora de energia e um aplicativo para premiar os usuários que mais gerarem energia elétrica;
  • Time 2: Proposta de reestruturação da rua Ademar de Barros, em Senador Canedo, de forma a atender pessoas com deficiência visual, com foco principalmente nas funcionalidades dos pontos de ônibus;
  • Time 3: Proposta de inclusão de uma aba, sobre turismo e lazer, no site da Prefeitura de Senador Canedo, incluindo uma proposta de placas de sinalização para os lugares turísticos, de forma a potencializar essa atividade na cidade;
  • Time 4: Proposta de uma campanha de conscientização sobre a reciclagem de embalagens Tetra Pak, informando como deve ser a lavagem das embalagens, pontos de coleta, além da inclusão, na própria embalagem, de uma mensagem chamando a atenção do consumidor sobre a importância da reciclagem;
  • Time 5: Proposta de utilização de um biodigestor para gerar energia elétrica a um poço canadense, utilizado para prover conforto térmico aos animais.

LAPASSION online

Para o coordenador do projeto no IFG, esse teste foi muito importante para a preparação do Demoday virtual do LAPASSION@Goiânia, que acontecerá nesta quinta-feira, 14 de maio, por meio do Google Meet. No evento virtual, os estudantes apresentarão, em português e em inglês, as soluções finais para os desafios colocados para seus times.

Desenvolvimento on-line

O professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto e coordenador-geral do Projeto Lapassion, afirmou estar muito surpreso com a qualidade dos trabalhos relacionados à sustentabilidade, acessibilidade e energias, principalmente porque o grupo acabou trabalhando praticamente apenas uma semana juntos e depois tiveram que se separar, devido à pandemia da covid-19.

O docente afirmou ainda que a equipe do Lapassion também está aprendendo muito, sobretudo por ter que continuar o projeto de forma on-line: “o projeto foi pensado para o desenvolvimento de trabalhos em um local, no caso em Goiânia, mas o grupo provou que é possível desenvolver trabalhos de muita qualidade, mesmo a distância”.

De acordo com Ruberley, todo esse desempenho do grupo que participa das atividades no IFG deixou os responsáveis pelo projeto, nas quinze instituições que compõem o consórcio Lapassion, muito contentes e com vontade de experimentar mais ainda esse tipo de projeto.

Projeto Lapassion

O Projeto Lapassion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é um projeto do programa Erasmus +, dentro da linha “Cooperação para inovação e intercâmbio de boas práticas – Capacitação no campo do Ensino Superior”. Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o Projeto conta com cinco instituições brasileiras: IFG; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); duas chilenas (Fundação do Instituto Profissional – DUOC; Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC); duas uruguaias (Universidade Tecnológica do Uruguai – UTEC; Universidade da República do Uruguai – UDELAR); uma portuguesa (Instituto Politécnico do Porto – IPP); duas espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO; e Universidade de Salamanca – USal); e uma finlandesa (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere – TAMK). Participam também do consórcio duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).

Conheça o site do LAPASSION@Goiânia: http://eventos.ifg.edu.br/lapassion/

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.