Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Período de rematrícula começa na próxima semana
Acadêmico

Período de rematrícula começa na próxima semana

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 14h28 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 12h01

Nos dias 4 e 5, todos os alunos do Câmpus Formosa deverão renovar sua matrícula

Para continuar estudando no Instituto Federal de Goiás (IFG) no próximo ano letivo, que terá início no dia 17 de abril, os estudantes precisam ficar atentos às datas e acessar o Q-Acadêmico, realizando, passo-a-passo, todas as orientações fornecidas pela Coordenação de Registros Aadêmicos e Escolares (Corae). Apenas os alunos concludentes, que ainda não concluíram o Estágio ou as Atividades Complementares, deverão fazer a rematrícula presencialmente na Corae.

Segundo o coordenador do setor, Alessandro Rodrigues Vidal, há muita confusão na hora de fazer a rematrícula. “Alunos do Ensino Médio Integrado regular confundem as datas, os da EJA têm problemas no manuseio da tecnologia, na navegação e efetivação da rematrícula, e os alunos dos cursos superiores apresentam dificuldades na escolha das disciplinas”, relata o coordenador. Para esclarecer as dúvidas, a Corae lançou três informativos: um é destinado aos alunos concludentes; outro, aos alunos de ensino médio e EJA; e outro, aos alunos dos cursos superiores.

Cursos Técnicos

Os alunos aprovados, aprovados com dependência ou reprovados precisam fazer a rematrícula online, nos dias 4 e 5 de abril, acessando o Q-Acadêmico, e clicando na opção “Renovação de Matrícula”. (Para problemas com a senha, no Q-Acadêmico, clique aqui e saiba como ativá-la, alterá-la ou recuperá-la.)

Cursos de Graduação

Além de acessar o Q-Acadêmico nos dias 4 e 5 de abril para efetuar a sua rematrícula clicando em “Renovação de Matrícula”, os estudantes dos cursos superiores também precisam fazer a segunda parte: escolher as disciplinas que irão cursar em 2017.

O período de Escolha de Disciplinas é dividido em duas etapas e realizado clicando “Pedidos de Matrícula”, no Q-Acadêmico. A primeira etapa acontece entre 7 e 9 de abril e a segunda etapa, nos dias 10 e 11. A primeira etapa é o momento em que o aluno escolhe as disciplinas que deseja, sem qualquer restrição.  No entanto, nesta etapa ainda não é garantia que ele já esteja matriculado na disciplina desejada. O estudante precisará confirmar na segunda etapa.

Na segunda etapa, o sistema filtra as disciplinas disponíveis levando em consideração aquelas que todos os alunos solicitaram e apresenta deferimento nos pedidos ou indeferimento. O aceite ou não pode ser visto no sistema já no dia 10. É possível que o estudante não consiga se matricular em todas as disciplinas solicitadas. Então o sistema dará opções restritas, de acordo com a disponibilidade das disciplinas, e o estudante terá os dias 10 e 11 para ajustar suas escolhas.

Aqueles que perderam a primeira etapa ainda poderão realizar sua escolha de disciplinas nestes dois dias, porém, as opções serão mais limitadas.

Alunos concludentes

A rematrícula para quem está dependendo de finalização de Estágio Supervisionado e/ou Atividades Complementares é presencial, no período de 4 a 24 de abril, das 9h às 13 horas. O aluno comparecerá na Corae neste período e preencherá um requerimento formal.

Todo aluno que pretenda trancar a matrícula para o próximo ano, também precisará realizar o processo de renovação de matrícula.

Conforme a Resolução nº 19, para cursos de graduação, e a Resolução nº22, de 26 de dezembro de 2011, para cursos técnicos, o aluno que não efetuar a rematrícula perderá o direito à vaga.

Se você é aluno dos cursos técnicos, acesse aqui todas as informações da Corae.

Se você é aluno dos cursos superiores, acesse aqui.

Se você é aluno concludente, acesse aqui e leia todas as orientações da Corae.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa