Conferência de encerramento convida à reflexão sobre os currículos integrados na Rede Federal
E nesta quinta-feira, 24 de outubro, chega ao fim a Reditec 2024, que este ano, aconteceu em Caldas Novas (GO), de 21 a 24 de outubro
Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, houve a conferência de encerramento da 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O tema "Currículo Integrado em suas múltiplas dimensões na RFEPCT" apresentou questões sobre currículo integrado no Ensino Médio e também abordou sobre a reforma do Ensino Médio no Brasil e impactos na Rede Federal. Participaram da mesa, o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Rodolfo Fiorucci e o assessor da Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB), Adilson César de Araújo, como mediadora, a reitora do Instituto Federal de Brasília, Veruska Ribeiro.
Veruska apresentou os objetivos da conferência, então, em andamento, como a sistematização dos debates que ocorreram durante todo o evento, abordando o currículo integrado e suas múltiplas dimensões . "Quando a gente fala de currículo, a gente fala de todas as temáticas que foram discutidas aqui, na Reditec", destaca a reitora do IFB.
Logo em seguida, Araújo convida a "pensar no currículo como construção social". O assessor da Reitoria do IFB, trouxe a questão da reforma do Ensino Médio e como ela pode estar impactando os Institutos Federais. Adilson apresentou pesquisa realizada nos anos de 2019/2020/2021 para investigar se a nova reforma do Ensino Médio poderia estar afetando os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) dos Institutos.
Dos 380 PPCs analisados, cerca de 20% teria algum indício de consonância à reforma. Sobre as problemáticas encontradas nestes PPCs que sinalizam a adesão, alguns dos pontos revelados foram a fragmentação do currículo, valorização das dimensões técnicas na formação e o prejuízo nas ofertas de componentes ligados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais. Adilson fala sobre a necessidade de se pensar numa formação humana integral. "Nós não somos uma disponibilidade técnica apenas, nós somos sujeitos históricos", declara.
Por último, tivemos a participação do professor Fiorucci, que contou sobre o modelo inovador de aplicação de currículo integrado no Câmpus Jacarezinho do IFPR. Fiorucci relata que na educação como um todo, inclusive nos IFs, o que existe na prática é um currículo tradicional, focado no tempo-escola. No Câmpus Jacarezinho, esta lógica é invertida para um tempo-aluno, no qual o currículo é flexível e não engessado. No tempo-escola, "todos têm que se adequar ao currículo da escola", esclarece o professor, mas no tempo-aluno: "não é para todos sair iguais, o importante é que todos saiam melhores".
Tudo muito interessante não é? Vamos continuar mais sobre assistindo o vídeo desta conferência na íntegra? https://www.youtube.com/watch?v=OK0-4eCLxLs&t=1524s
Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Valparaíso
Redes Sociais