Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Edital disponibiliza empréstimo de equipamentos de informática para alunos durante Ensino Remoto Emergencial
Extensão

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 12h08 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 18h08

Inscrições para o empréstimo de equipamentos em setembro seguem até 21 de agosto.

Com a retomada do Calendário Acadêmico e início das aulas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) previsto para o próximo mês, o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) lançou o Programa Apoio Didático – Conectividade (Edital nº12), que consiste no empréstimo de equipamentos de informática durante o período pandêmico da Covid-19 a alunos do IFG em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Apoio Didático – Conectividade do Edital nº12 promoverá o empréstimo de computadores de mesa, tábletes, notebook ou chromebook para que os alunos selecionados possam realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no câmpus, durante o período.

Para o empréstimo, o estudante selecionado assinará o Termo de Empréstimo, com especificações do equipamento e com as demais normas de utilização, garantindo a entrega do material em condições de uso, quando solicitado.

Podem se inscrever para participar do Programa alunos com matrícula regular que se enquadrem no perfil: renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e alunos dos cursos de tempo integral, EJA, superiores e de pós-graduação.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o prazo final, entretanto, dependendo da data em que for realizada, o aluno contemplado receberá o equipamento no mês seguinte à data da sua inscrição. Por exemplo, se o aluno se inscreveu no dia 12 de setembro, receberá o equipamento no mês de outubro, após análise.

A inscrição deve ser realizada no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), conforme orientações disponíveis no Manual do Aluno – Como se inscrever nos programas de Assistência Estudantil. Porém, há diferenças para a inscrição no programa daqueles que já participaram ou participam de algum outro programa de Assistência Estudantil e daqueles que não participam de nenhum programa.

O estudante que já participou ou participa de algum dos programas de Assistência Estudantil ou que está inscrito em algum novo programa de assistência já respondeu o Questionário Socioeconômico disponibilizado no SUAP e não precisará fazer este procedimento novamente.

Ele deverá apenas efetuar a sua inscrição no Programa Apoio Didático - Conectividade pelo SUAP e anexar a Declaração de Necessidade do Equipamento de Informática (Anexo I). Caso não possa anexar a declaração eletronicamente, o interessado tem a opção de entregar na Gepex do Câmpus, com agendamento prévio pelo email gepex.formosa@ifg.edu.br .

Os alunos que nunca participaram de nenhum dos programas de Assistência Estudantil precisam estar atentos, pois o procedimento possui passos diferentes para a inscrição. Primeiramente, o aluno deve preencher o Questionário Socioeconômico no SUAP, para, então, fazer sua inscrição no Programa Apoio Didático – Conectividade pelo SUAP. Ele precisará anexar toda a documentação descrita no Edital nº12, no item 2.4.3 c. Do mesmo modo que os demais, na impossibilidade de anexar a documentação eletronicamente, ele poderá entregar presencialmente na Gepex, mediante agendamento pelo email gepex.formosa@ifg.edu.br.

O gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Formosa, professor Bruno Quirino Leal, ressalta que há dois editais semelhantes no momento e pede para que os alunos observem cada um deles atentamente para não haver confusão. Um deles (Edital Permanência nº11) é destinado à concessão de auxílio para internet e o outro (Edital Apoio Didático nº12) concede o empréstimo de equipamentos de informática.

ETAPAS

DATAS

Período de inscrição ou atualização dos dados socioeconômicos no Suap e de entrega da documentação na Coordenação de Assistência Estudantil do câmpus (Gepex).

Agosto/2020

Até o dia 21/08

Setembro/2020

Até o dia 25/09

Outubro/2020

Até o dia 23/10

Novembro/2020

Até o dia 13/11

Dezembro/2020

Até o dia 18/12

Janeiro/2021

Até o dia 22/01

Fevereiro/2021

Até o dia 19/02

Período de avaliação das inscrições do mês de referência.

Até 5 dias úteis após o término do período de inscrição no mês corrente.

Divulgação do resultado preliminar do mês de referência.

Até um dia útil após findar o período de avaliação das inscrições no mês corrente.

Interposição de recurso do mês de referência.

Até dois dias úteis após a Divulgação do resultado preliminar no mês corrente.

Análise do recurso do mês de Referência.

Até um dia útil após findar o período de interposição do recurso no mês corrente.

Resultado da análise do recurso e resultado do mês de referência.

Até um dia útil após findar o período de Análise do Recurso no mês corrente.

Acesse aqui o Edital nº12/2020.

Acesse aqui os anexos editáveis.

Tire aqui suas dúvidas.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa