Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Última semana para eleger nomes da biblioteca e do teatro do Câmpus
Concurso Cultural

Última semana para eleger nomes da biblioteca e do teatro do Câmpus

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 15h49 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 12h01

Servidores e alunos do Câmpus Formosa terão até esta sexta-feira, 31, para eleger o nome preferido para a biblioteca e teatro do Câmpus.

Neste mês de março tiveram início os processos eleitorais do Instituto Federal de Goiás. Um deles, exclusivo do Câmpus Formosa, é o Concurso Cultural "Dê nome à biblioteca e teatro do Câmpus", que está na última fase, a fase da eleição. Agora, servidores e alunos têm a chance de participar da eleição que definirá os novos nomes dos espaços votando por meio da plataforma online do IFG - Helios

Assista aos vídeos dos concorrentes na categoria "Biblioteca", disponibilizados em nosso canal do YouTube,  e conheça um pouco de cada um. Para votar no nome que mais lhe agrada para a biblioteca e para o teatro do Câmpus Formosa, acesse aqui

Cada eleitor tem direito a dois votos: um, destinado à escolha do nome da biblioteca, e o outro, ao teatro. O Câmpus Formosa disponibiliza tutorial no canal do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa, ensinando passo-a-passo o funcionamento da votação online (acesse aqui).

Os nomes candidatos para a categoria "Biblioteca" são os de Izabel Cristina Ortiz, Carolina de Jesus e Bernardo Élis. Para a categoria Teatro, estão concorrendo "Guaiá", "Pindorama" e "Diadorim".

Categoria Biblioteca

Bernardo Élis

O aluno do 1º ano do  curso Técnico Integrado em Biotecnologia, José Otávio dos Santos Silva, sugeriu o nome do primeiro autor goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras (ABL), Bernardo Élis. Bernardo foi contista, romancista e também advogado e professor. Natural de Corumbá de Goiás, nasceu em 1915 e faleceu em 1997. Destacou-se pela obra “O tronco”, utilizando a linguagem regional. Sua obra apresentava a vida rural do interior dos cerrados. Bernardo Élis recebeu diversos prêmios, dentre eles o prêmio José Lins do Rego (1965) e Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1966), pelo livro de contos "Veranico de Janeiro" (1966), e o Prêmio Afonso Arinos, da ABL, pela obra "Caminhos e Descaminhos" (1965).

Carolina de Jesus

A escritora Carolina de Jesus foi lembrada pelo aluno do 3º ano de Ciências Sociais, Danillo Monteiro. Carolina é considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil. A escritora nasceu em Sacramento (MG), em 1914, e faleceu em 1977. Mudou-se para a favela do Canindé, em São Paulo, em 1947, onde trabalhou como catadora de lixo. Mesmo com apenas as séries iniciais do primário, Carolina relatava, em seus cadernos, o cotidiano da favela. Em 1960, seus relatos se transformaram em livro – “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, com alcance internacional. Além de relatos, também escrevia contos, poesias e romances.

Izabel Cristina Ortiz

O servidor técnico-administrativo do Câmpus Formosa, Alessandro Rodrigues Vidal, sugeriu o nome da professora Izabel Ortiz para a bilblioteca do Câmpus. Cidadã formosense, Izabel Cristina de Souza Ortiz dedicou sua vida à Educação. Lecionou por 30 anos em escolas públicas da cidade, a exemplo do Colégio Estadual Hugo Lôbo. A “professora Izabel” ficou marcada pela altivez e pela candura com que tratava a todos, de personalidades políticas a alunos. Em sua trajetória, foi vereadora em Formosa na década de 1980 e envolveu-se ativamente na luta em prol dos trabalhadores da Educação e de uma educação pública de qualidade. Foi uma das fundadoras do Centro de Professores de Goiás (CPG), entidade antecessora do sindicato estadual. Faleceu em 2016, em Formosa, aos 87 anos.

Guaiá

O termo “Guaiá” foi sugerido pela professora Janaína Fernandes para homenagear o Estado de Goiás, cujo nome surgiu a partir de uma derivação do termo “Gwa’ya”, da língua dos indígenas brasileiros, tupi-guarani. Significa “todos iguais; coletividade”. Suas grafias podem ser “Gwa’ya”, no tupi-guarani, ou Guaiá, versão aportuguesada.

Pindorama

A servidora Denisy de Carvalho G. Pinheiro sugeriu o nome "Pindorama", em homenagem às terras pertencentes aos povos indígenas brasileiros. Etimologiamente, pindorama significa, em tupi-guarani, “terra das palmeiras”. Foi a designação dada pelos nativos ao Brasil, no período da entrada dos navegantes portugueses em 1500.

Diadorim

Sugestão do professor Divino Gabriel Lima Pinheiro, Diadorim é personagem do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Diadorim foi levada, juntamente com a obra, a inúmeras peças teatrais, filme, história em quadrinhos, música e minissérie de televisão.

Para votar, acesse aqui o link de votação online.

Para assistir aos vídeos dos candidatos na categoria "Biblioteca", acesse o canal Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa no YouTube.

Setor de Comunicação Social / Câmpus Formosa