Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Local do Plano Diretor se reúne na manhã desta sexta-feira

Comissão Local do Plano Diretor se reúne na manhã desta sexta-feira

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 18h13 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 20h38

Apresentação de documentos e estratégias para levantamento de necessidades foram pontos de pauta

Equipe do Plano Diretor discute a infraestrutura do câmpus

Em reunião remota nesta manhã, pelo Google Meet, a Comissão Local do Plano Diretor do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) discutiu o trabalho desenvolvido até o momento e estratégias para o preenchimento da documentação enviada pela Comissão Central.

A reunião teve início com a apresentação, pelo professor de Engenharia Civil, João Batista Tavares Junior, de uma planilha a ser preenchida para levantamento da estrutura existente no câmpus, da acessibilidade e das instalações de prevenção e combate a incêndio, e de outros documentos e informações sobre o espaço do câmpus.

Dez membros presentes conversaram sobre questões pontuais da área territorial para o planejamento e implantação de novos anexos no futuro. O Plano Diretor apontará de forma técnica as necessidades atuais e futuras de desenvolvimento institucional, aliando a infraestrutura ao planejamento. Segundo o professor João Batista, que está norteando os encontros, “a importância do Plano Diretor é fazer o uso racional desta área”, referindo-se à área do Câmpus Formosa.

Os membros da Comissão deverão se reunir a fim de verificar as demandas e definir o melhor local para aplicar novas construções. Para isso, devem ser consideradas as condições financeiras do câmpus; a capacidade de crescimento, observando as características locais e regionais; a infraestrutura existente; a regularização do terreno e o tipo de obra. A partir de um levantamento do câmpus, serão especificadas as áreas administrativas, educacionais, de serviços de alimentação, serviços de saúde, moradias estudantis, áreas esportivas, de produção e experimentos e seus respectivos acessos e circulações.

Dentre as demandas já apontadas pela Gerência de Administração, estão a construção de restaurante estudantil, pista de atletismo, depósito, banheiros na biblioteca, espaço de vivência para os alunos, abertura de acesso aos blocos e a adaptação da recepção. O próximo passo será encaminhar à comunidade um questionário para que ela possa participar do levantamento de demandas.

Incluir o paisagismo no planejamento do câmpus não pode ser esquecido. “O câmpus deve ter harmonia entre a natureza e a construção”, disse João Batista. “Nós, seres humanos, dependemos deste contato com a natureza”, explicou. Sendo assim, a construção do plano deverá considerar o meio ambiente e a preservação ambiental.

No Plano de Trabalho da Comissão constam uma série de ações, dentre elas obter informações sobre história, localização do câmpus e oferta de cursos; documentos oficiais, descrição de acesso e ações de melhorias; preenchimento de planilha sobre estrutura, acessibilidade e plano de prevenção de combate ao incêndio e pânico; e projetos de tratamento de efluentes e resíduos sólidos.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa