Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do câmpus representa Formosa no V Encontro Regional de Ensino de Física

Aluna do câmpus representa Formosa no V Encontro Regional de Ensino de Física

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 13h14 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 19h11

O trabalho está concorrendo em concurso de videopôsteres mais curtidos do Encontro. A votação vai até esta tarde pelo Youtube.

Gabrielly, aluna de Engenharia Civil, apresenta videopôster no V EREF

Para despertar o interesse de meninas para as áreas científicas, integrar a comunidade do Colégio Estadual Professora Maria Angélica (CEMA), localizado em Formosa, e aproximar as estudantes do curso de Engenharia Civil, a professora Karen Cristina do Nascimento, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), desenvolveu e conduziu o projeto “Oficina de construção de casinhas em MDF” no final de 2019, com o auxílio da estudante do curso de Engenharia Civil, Gabrielly Candido Vaz. O desenvolvimento desta oficina levará a aluna bolsista a participar, na tarde de hoje, do V Encontro Regional de Ensino de Física (EREF), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), com a apresentação de videopôster.

Nesta tarde, o V EREF premiará os videopôsteres mais curtidos do evento e o de Gabrielly está concorrendo. O e-poster elaborado consiste na explicação, passo a passo, da produção e execução da oficina. Todos podem acessar o vídeo, assisti-lo e curtir no Youtube. O link é https://www.youtube.com/watch?v=Ly-Q1oFdlMA&feature=youtu.be.

Clique aqui para votar.

A oficina está inserida em um projeto maior do Câmpus Formosa, o Cientistas Formosas, que é desenvolvido desde 2018 pela professora Adriana Martini Martins, com recursos oriundos do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MICT), pela Chamada Pública Nº31/2018. A oficina ensinou alunas do Ensino Fundamental II do CEMA a construírem casinhas de madeira.

Durante a atividade, dividida em três encontros, a bolsista do Cientistas Formosas auxiliou a projetar, a construir e decorar uma casinha em MDF. O primeiro encontro ocorreu no Laboratório de Desenho Técnico do IFG/Câmpus Formosa, para que cerca de 20 meninas participantes se familiarizassem com materiais e espaço. Já o segundo encontro ocorreu no CEMA, e as alunas construíram três casinhas de cada modelo, divididas em grupos. No terceiro momento as estudantes se familiarizam com o trabalho de uma arquiteta e decoradora, utilizando papeis contact, adesivos, laços e outros materiais disponíveis para decorar as casinhas. Com a oficina, as alunas tiveram a oportunidade de compreender conceitos básicos de matemática e geometria aplicados à prática.

V EREF

O V Encontro Regional de Ensino de Física teve início no dia 8 de setembro e se encerra hoje. A partir das 14 horas começam as apresentações orais e dos e-posters. À noite, os inscritos no evento participarão de oficinas e minicursos. Às 20 horas, o Pint of Science leva para o evento o Meninas nas Ciências e, logo depois, encerrando evento, haverá a premiação dos videopôsteres mais curtidos.

Acesse aqui assistir e deixar a sua curtida para o vídeo da Gabrielly, no Youtube.

Acessa aqui para saber mais sobre o V EREF.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa