Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Ciências Biológicas participa de evento nacional

Estudante de Ciências Biológicas participa de evento nacional

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 18h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 15h05

“O plantio de árvores ajuda a manter o ar mais limpo, mais puro, reduz o calor do local e ainda permite a produção de alimentos”, disse a aluna

Karlla Ribeiro explica virtualmente sua experiência no Projeto Agroecologia no Bairro

A aluna do 7º período de Ciências Biológicas do IFG/Câmpus Formosa, Karlla Aparecida Ribeiro, participou, nesta manhã, do 1º Encontro Nacional dos Plantadores de Árvore do Brasil, representando Formosa, ao abordar o projeto Agroecologia no Bairro. O evento online teve início ontem (21) e termina nesta sexta-feira (25), com a participação de outras instituições e localidades.

“As pessoas só preservam aquilo que conhecem” –  Karlla Ribeiro, aluna de Ciências Biológicas

A proposta do evento é dar visibilidade às diversas iniciativas na realização de projetos relacionados ao tema. Dessa forma, Karlla fez um relato de experiência do Projeto Agroecologia no Bairro, implantado no Câmpus Formosa desde 2018.

A agroecologia trabalha a ideia de produção de alimentos com preservação do bioma. Para Karlla, é possível intercalar o plantio de culturas com a natureza nativa. “Tem como você produzir sem estar desmatando ou jogando agrotóxicos”, afirmou a aluna. Ela relatou que isso foi realizado no projeto, com o plantio, por exemplo, de feijão e pimenta entre ipês. A futura bióloga apresentou a Casa de Vegetação e as atividades que são desenvolvidas no local e em toda a área.

“Mesmo com tantas dificuldades, o Cerrado é um bioma que consegue se reerguer a todo momento; é o que dá esperança para a gente. Devemos ser resilientes como ele.” – Karlla Ribeiro, aluna de Ciências Biológicas

O Projeto Agroecologia no Bairro busca implementar na área do câmpus um sistema agroecológico modelo que beneficiará a comunidade do bairro Parque Lago, setor em que se localiza o Instituto Federal. A comunidade tem acesso a alimento, ambiente, instrução técnico-científica e compartilhamento de saberes. “Acho bastante importante divulgar para a sociedade que o espaço é público, que o local é deles também”, declarou.

O Agroecologia no Bairro tem a parceria da Associação de Moradores do Parque Lago, secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação e do Frigorífico Nippobras, e possui recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Chamada Pública nº36/2018.

Assista a apresentação da aluna pelo Faceboook.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa