Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Caliandras Digitais ensina programação para criação de jogos virtuais
Início do conteúdo da página
Ensino

Caliandras Digitais ensina programação para criação de jogos virtuais

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 17h40 | Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 19h20

Os cursos terão duas horas semanais de aula síncrona, às terças e quintas-feiras, às 19 horas

Com a presença cada vez mais incisiva da tecnologia no trabalho, na escola, no lazer, no meio social e em outros setores, a comunidade acadêmica do ensino médio tem uma nova oportunidade de intensificar seus conhecimentos sobre informática. Ensinar lógica de programação e programação em blocos para alunos do ensino médio, preferencialmente meninas, utilizando a criação de jogos em plataformas gratuitas é o objetivo do projeto de ensino “Caliandras Digitais: Ensino de Programação para Estudantes Secundaristas”, que está com as inscrições abertas até dia 7 de outubro ou até se esgotarem as vagas.

A ideia das professoras Uyara Ferreira Silva, Haissa Melo de Lima Gunther e Caroline Iost foi aprovada pelo Edital Nº 28 da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG) no dia 24 de setembro. Serão duas turmas de 15 alunos cada. Os grupos cursarão ao mesmo tempo os dois cursos ofertados, Lógica de Programação e Programação em Blocos, entretanto, a Turma 1 terá a primeira aula do curso de Lógica de Programação no dia 6 de outubro e de Programação em Blocos no dia 8 de outubro. A segunda turma terá início em novembro, após o término da primeira.

Incentivo à participação feminina

Um dos objetivos que norteiam o projeto é incentivar o interesse de meninas e mulheres pela área de informática. Conforme a professora Uyara, “há uma impressionante evasão nos cursos de ciências da computação”. As causas disso já foram apontadas na literatura: o estereótipo e preconceito de gênero, a humilhação e a objetificação são alguns dos motivos. Desta forma, os dois cursos objetivam ter majoritariamente meninas nas equipes.

Para isso, estudantes do curso superior de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Formosa estão participando como colaboradoras bolsistas: Aline Eduarda Araujo de Almeida, Mariana Gonzaga dos Santos, Ana Lúcia da Silva Queiroz e Thamires de Oliveira Montalvão. Elas fazem parte de um outro projeto do câmpus, o “Caliandras Digitais”, cadastrado no Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Essas alunas ministrarão o curso, supervisionadas pelas três professoras.

O curso

Além das aulas virtuais síncronas pelo Google Meet, os estudantes também terão atividades assíncronas, utilizando o aplicativo gratuito VisualG, para android, e a ferramenta Scratch, também gratuita, para dar base à criação de jogos. Para se inscrever é necessário ter internet e aparelho celular. As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário no link https://forms.gle/MFXKTH5JEJDBa2xY6 . Alunos do ensino médio dos outros câmpus também poderão participar, mas a prioridade é para os alunos do Câmpus Formosa. A coordenadora do projeto, professora Uyara, salienta que os interessados devem se inscrever para os dois cursos, pois ambos serão necessários para a criação dos jogos.

Cronograma

TURMA 1

 

Início

Término

Curso de Lógica de Programação

6/10/2020

1º/12/2020

Curso de Programação em Blocos

8/10/2020

12/11/2020

TURMA 2

Curso de Programação em Blocos

19/11/2020

14/1/2020

Curso de Lógica de Programação

8/12/2020

2/2/2021

 

Faça aqui sua inscrição.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página