Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Literatura negra feminina será ponto de partida para produções autobiográficas de estudantes
Início do conteúdo da página
Ensino

Literatura negra feminina será ponto de partida para produções autobiográficas de estudantes

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 19h15 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 14h29

O projeto de ensino terá encontros às sextas-feiras, das 17h às 18h30, e o início será em 16 de outubro

As obras de autoras negras servirão de base para um trabalho de leitura e escrita que será desenvolvido a partir do dia 16 com alunos do IFG, preferencialmente dos cursos técnicos da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) e ingressantes pelas ações afirmativas do Instituto Federal de Goiás (IFG). O projeto de ensino “A leitura e a escrita de gêneros discursivos autobiográficos a partir da literatura negra produzida por mulheres” terá as inscrições abertas de 5 a 12 de outubro.

A ação tem como objetivos promover a leitura de autoras negras, melhorar a escrita, estimular o diálogo e a troca de experiências e refletir sobre o preconceito racial na vida dos estudantes. Durante as atividades, que serão desenvolvidas semanalmente pelo Google Meet, os estudantes poderão apresentar sua visão sobre ser negro e pertencer ao IFG.

Até fevereiro do próximo ano, o projeto proporcionará aos alunos a leitura de diários, relatos e poemas de autoras negras, como Conceição Evaristo e Carolina de Jesus, observando forma de composição, tema e estilo. A partir dessa leitura, os participantes farão suas próprias composições autobiográficas, rememorando aspectos da sua própria vida.

A ação tem como coordenadora a professora Daniele Gonçalves Dias (IFG/Câmpus Formosa); colaboradores, professores Luciana Campos de Oliveira Dias e Lemuel da Cruz Gandara (IFG/Câmpus Formosa); e as estudantes bolsistas também do IFG/Câmpus Formosa, Clair Bernardes da Costa, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, e Isabella Bernardes Furtado, de Biotecnologia. “Queríamos [eu e a Isabella] colocar as nossas vozes como mulheres negras e as vozes de outras pessoas que tiveram essas vivências, para refletir sobre como uma identidade racial é determinante ou não na nossa vida”, explicou a professora Daniele.

Os estudantes participantes recebem no final do curso o certificado de 54 horas, que correspondem aos encontros semanais via Google Meet, orientações de escrita e elaboração de relatórios. 

 

Você poderá fazer sua inscrição aqui, de 5 a 12 de outubro.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página