Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgados os vencedores do Concurso Cultural "Dê nome à biblioteca e ao teatro do Câmpus"
Concurso Cultural

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 17h39 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 14h49

O Câmpus Formosa já conhece o nome de seu teatro e biblioteca: Biblioteca Izabel Cristina Ortiz e Teatro Guaiá

O setor de Comunicação Social do Câmpus Formosa divulgou hoje o resultado do Concurso Cultural “Dê nome à biblioteca e ao teatro do Câmpus”, encerrado na noite de ontem.

O Concurso teve início no mês de fevereiro, coletando sugestões de alunos, professores e técnicos, que foram depositadas em urnas espalhadas pelo Câmpus. Na segunda fase, realizada de 13 a 31 de março, três nomes selecionados pela Comissão Avaliadora disputaram a final. Novamente a comunidade acadêmica teve oportunidade de participar, elegendo os seus preferidos nas categorias “Biblioteca” e “Teatro”, por meio da plataforma online de votação do IFG, o sistema Helios.

Na categoria Biblioteca, Izabel Cristina Ortiz foi a grande vencedora, com 76,3% dos votos. Em segundo lugar ficou Carolina de Jesus, com 13,4% dos votos, seguida por Bernardo Élis, com 10,3%. Na categoria Teatro, o eleito – Teatro Guaiá –, obteve 39,2% dos votos, seguido por Teatro Pindorama, com 35%, e Teatro Diadorim, com 25,8%.

A premiação está prevista para amanhã e será feita com os responsáveis pelas sugestões dos nomes vencedores, o técnico-administrativo Alessandro Rodrigues Vidal, na categoria Biblioteca, e a professora Janaína Ferreira Fernandes, na categoria Teatro.

Origens

Guaiá é um termo originário da língua tupi-guarani, escrito “gwa’ya”, que deu origem ao nome do Estado de Goiás. A palavra significa “todos iguais; coletividade”. A professora Janaína relatou que pensou no nome como uma homenagem às origens de Goiás, que perpassam por Formosa. “Formosa é uma das cidades pioneiras do nosso Estado. Queria algo que remetesse à sua história, uma história que não partisse do viés colonial, e, sim, dos povos originários que andavam por aqui, os tupinambás”, justificou.

“Minha escolha se deu pelo legado que a professora Isabel Cristina deixou às pessoas que lutam em prol de uma Educação pública e de qualidade. Ela, aos 87 anos, ainda lutava em busca desse sonho.  Para nós, ficou a esperança e o exemplo de luta. Será um privilégio para a comunidade acadêmica e servidores visualizar o seu nome em nossa biblioteca”, explicou Alessandro Rodrigues Vidal, o relator da proposta vencedora da categoria Biblioteca.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa