Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professor de Ciências Sociais publica livro sobre a Era Vargas

Professor de Ciências Sociais publica livro sobre a Era Vargas

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 14h45 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 20h41

A publicação é fruto de pesquisas de trabalho de mestrado

Utilizando fontes oficiais e bibliografia adequada para a elaboração da obra, o professor de Ciências Sociais, Danilo José Dalio, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), acaba de lançar, pela editora CRV, o livro “O segundo Governo Vargas: política externa e diplomacia econômica (1951-1954)” (Curitiba: CRV, 2017. 256p), que trata de uma análise da política externa do Getúlio Vargas nos últimos anos de seu governo.

O professor é doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2014, no entanto o livro é uma adaptação de seu trabalho de mestrado “A barganha nacionalista-pragmática: a política externa do segundo governo Vargas para os Estados Unidos (1951-1954)”, apresentado por ele na Universidade de Campinas (Unicamp), entre 2007 e 2009.

"O alinhamento político-militar e a cooperação econômica internacional pareceram ao governo brasileiro termos negociáveis na primeira metade da década de 1950".

Debates realizados nos encontros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação, Cultura e Ciência (NEP-TECC) do Câmpus Formosa também contribuíram para a consistência e elaboração da obra. “As atividades desenvolvidas junto ao NEP-TECC foram um estímulo importante para a elaboração dessa versão, agora publicada, de minha pesquisa”, ressalta o autor.

Voltado para os interessados em ciências sociais e na história do Brasil contemporâneo, o livro aborda a política externa brasileira no período, com foco no relacionamento entre Brasil e Estados Unidos durante a Guerra Fria, e aponta para uma “estratégia de barganha” adotada pelo Brasil em suas relações internacionais.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa