Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programas de Auxílio Estudantil 2021 terão inscrições abertas na segunda-feira, 26
editais

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 11h46 | Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 16h44

É importante atentar para a existência de programas distintos, os de Auxílio Financeiro e os de Auxílio Financeiro de caráter universal. As inscrições estarão abertas até 21 de maio

A partir de segunda-feira, todos os estudantes do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) poderão fazer sua inscrição nos Programas de Auxílio Estudantil 2021. São duas modalidades: em uma, de caráter universal, receberão todos os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do ensino integral e da Educação para Jovens e Adultos (EJA); e na outra, de caráter individual, os interessados farão sua inscrição, que será analisada pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), resultando em uma classificação, conforme a situação socioeconômica. Para esta modalidade, poderão concorrer todos os alunos, do ensino médio à graduação.

Os programas de Auxílio Financeiro Integrado Integral Alimentação e EJA Permanência, do Edital nº 16, concedem a todos os alunos devidamente inscritos até nove parcelas de R$ 120,00, nos câmpus que não possuem restaurante estudantil, como é o caso do Câmpus Formosa. Não é necessário passar por análise prévia.

Já os programas de caráter individual – Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Permanência, Criança e Filho com Deficiência –, do Edital nº 17, prevêem o pagamento de nove a doze parcelas de R$ 120,00 a R$ 240,00, dependendo do programa, a estudantes que se encontram em maior desigualdade socioeconômica, por isso a necessidade de análise da CAE. Entretanto, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) lembra que a concessão dos auxílios dependerá da disponibilidade orçamentária.

Inscrições

O formato de inscrição é semelhante para os programas dos editais nº 16 e 17, de 2021. Quem nunca participou da seleção dos editais de Assistência Estudantil deve preencher o Questionário de Caracterização Socioeconômica no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e enviar a documentação prevista no edital. Os documentos devem ser postados no SUAP, no momento da inscrição ou, na impossibilidade, enviados para o email ifgcae@gmail.com.

Os estudantes que já participam ou participaram de programas da Assistência Estudantil – Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Permanência, Criança e Filho com Deficiência – devem apenas atualizar seus dados e renovar a documentação. Caso seja de interesse, estes também poderão se inscrever para outros programas do mesmo edital.

A CAE disponibiliza um manual de orientação para preenchimento das inscrições. Ele está disponível no link www.ifg.edu.br/dti/manuais. Ao acessar o link, basta clicar nos manuais disponíveis no item 5: Módulo Assistência Estudantil - Manual

do Aluno - Questionário Socioeconômico (.PDF 444 KB) .

Para se inscrever no Edital nº17, além de estar regularmente matriculado, é necessário que o estudante apresente renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Cronogramas

Os dois editais têm cronogramas semelhantes. Confira:

ETAPA

DATA

Período de inscrição ou atualização dos dados socioeconômicos no Suap: http://suap.ifg.edu.br

(Editais nº 16 e 17)

26/4 a 21/5

Entrega da documentação listada nos Anexos I e II via suap ou via email: ifgcae@gmail.com

(Editais nº 16 e 17)

26/4 a 21/5 às 23h59min

Divulgação do resultado preliminar (Edital nº17) – Listagem com o número de matrícula dos estudantes.

7/6

Fase de recurso. Modelo no Anexo III.

(Edital nº 17)

8/6 a 9/6

Análise do recurso.

(Edital nº 17)

10/6

Resultado da análise do recurso (Edital nº 17) e resultado final com listagem com o número de matrícula dos estudantes.

(editais nºs 16 e 17)

14/6

Acesse aqui a documentação para a análise socioeconômica, declarações, formulários e outras informações dos editais.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa