Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Série de podcasts Ciência Feita Aqui lança o primeiro episódio nesta sexta-feira, 8
Extensão

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 18h24 | Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 21h02

Projeto de extensão vai falar de ciência de um jeito fácil. Comunidade pode acompanhar a série pelas plataformas Eduplay ou Anchor

Com o objetivo de levar para a comunidade o conhecimento produzido a partir das pesquisas realizadas no IFG, tornar a ciência familiar, romper estereótipos e fomentar o interesse dos estudantes e comunidade externa pela ciência, será lançado, nesta sexta-feira, o projeto de extensão Ciência Feita Aqui – um podcast de ciência do IFG. A ação é coordenada pelo professor Daniel Ordine Vieira Lopes, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás, e conta com a participação de professores e estudantes bolsistas dos Câmpus Formosa e Anápolis.

A equipe está produzindo uma série de podcasts – arquivos digitais de áudio que podem ser compartilhados e baixados a qualquer momento – sobre a ciência produzida no IFG. Por meio de entrevistas com pesquisadores da instituição, a comunidade conhecerá suas áreas de atuação, história acadêmica e outras curiosidades. “O objetivo é desmistificar a visão do cientista como doido e solitário, e mostrar que a ciência, e ciência de qualidade, é feita aqui mesmo, no Câmpus”, explicou o coordenador, Daniel Ordine. A ideia do grupo é levar os episódios ao ar a cada duas semanas, às sextas-feiras, até junho de 2022.

Acesse a página eletrônica da ação Ciência Feita Aqui: http://extensao.ifg.edu.br/cienciafeitaaqui/ .

O projeto ampara-se na constatação feita por autores pesquisadores de que uma parcela significativa da população brasileira ainda tem dúvidas quanto à veracidade do conhecimento produzido pela ciência e de seus benefícios trazidos à sociedade. Assim, o projeto foi proposto para contribuir com a mudança dessa percepção.

O Ciência Feita Aqui – um podcast de ciência do IFG é uma das ações selecionadas e subsidiadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pelo Edital nº 8/2021, com resultado em julho deste ano. Além dele, o Câmpus Formosa teve outro finalista, o Bancada da Sala: ouvindo a política de perto.

Participam da ação os professores do Câmpus Formosa, Daniel Ordine Vieira Lopes, Haissa Melo de Lima Gunther e Adriana Martini Martins; e do Câmpus Anápolis, Rangel Gomes Godinho e Geraldo Witeze Júnior. Os estudantes bolsistas são Ítalo Henrique Batista de Carvalho, do primeiro ano do curso Técnico Integrado Integral em Saneamento, do Câmpus Formosa; e Michelle Eduarda Barbosa Soares, do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Edificações, do Câmpus Anápolis.

Estreia

No primeiro episódio, que vai ao ar nesta sexta-feira, a entrevistada será a pesquisadora do IFG/Câmpus Formosa, Marina Conceição dos Santos Moreira, que é doutora em Ciências Biológicas, na área de Farmacologia e Fisiologia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A bióloga tem experiência na área de fisiologia e neurociência, e estuda, entre outras coisas, mecanismos de autorregulação do corpo e relação entre o controle neural e o sistema cardiovascular.

Confira aqui a página eletrônica do projeto Ciência Feita Aqui – um podcast de ciência do IFG.

Acesse aqui os episódios no Eduplay.

Acesse aqui os episódios no Anchor.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa