Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicado hoje Calendário Acadêmico 2022 do Câmpus Formosa
Planejamento

Publicado hoje Calendário Acadêmico 2022 do Câmpus Formosa

Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 22h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 11h53

Para os estudantes, 2021 se encerra na quinta-feira, 10 de fevereiro, conforme o Calendário vigente

Aulas terão início em 28 de março

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Goiás (IFG) aprovou na reunião desta quarta-feira, 2 de fevereiro, o Calendário Acadêmico do Câmpus Formosa e demais câmpus para o ano letivo de 2022. As aulas de 2022 terão início em 28 de março, segunda-feira, para todos os cursos, e o ano será finalizado em 31 de janeiro de 2023.

Os professores, no entanto, retornam antes dos estudantes para a Semana de Planejamento 2022. Eles estarão de volta ao trabalho dia 21 do próximo mês de março. No segundo semestre, a Semana será de 23 a 27 de agosto. O documento também apresenta de antemão a data da Semana de Planejamento 2023: de 27 de fevereiro a 4 de março.

Os períodos consagrados de férias e recesso acadêmico estão modificados. As “férias de julho” dos estudantes, como eram conhecidas, foram transferidas para o período de 4 a 28 de agosto, pois o encerramento do primeiro semestre será em 2 de agosto. No fim de 2022, haverá um recesso no período de festas, de 19 a 31 de dezembro, emendando com as férias discentes, de 2 a 7 de janeiro de 2023.  Após o descanso, a retomada do ano letivo será em 9 de janeiro do próximo ano, para finalizá-lo em 31 do mesmo mês. Também consta que haverá aulas aos sábados, em reposição aos dias de feriado.

Eventos

No primeiro semestre do ano, estão previstos no Calendário três eventos: a comemoração do Dia Nacional do Meio Ambiente, em 5 de junho; a celebração do aniversário de 12 anos do Câmpus Formosa, em 21 de junho; e a IFestança, festa junina aguardada por todos. As datas exatas das comemorações serão definidas posteriormente.

No segundo semestre, em outubro, será a vez da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), realizada anualmente pelo Câmpus Formosa, seja em conjunto com os demais câmpus do IFG, seja individualmente.

Construção coletiva

O Calendário é elaborado coletivamente. O chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas consulta servidores lotados no DAA e representações estudantis para contribuições na construção do documento. A partir daí, ele elabora um esboço e envia para a Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE), para que sejam inseridas novas informações.

Após pronta, a primeira versão é enviada para a análise do Colegiado de Áreas Acadêmicas, que faz as suas considerações, devolvendo para a Chefia do DAA. A Chefia e a CAAAE refazem o Calendário e enviam a versão final para a aprovação do Conselho de Câmpus (Concâmpus) e, posteriormente, para a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFG.

Ensino

São frequentes as dúvidas sobre a forma de ensino a ser adotada em 2022: presencial ou a distância?  Conforme o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Formosa, professor Bruno Quirino Leal, “é precoce afirmar como será em 2022, pois depende da fase em que o Câmpus se encontrará no momento do início do ano letivo”. “Temos o Plano de Retorno Gradual que define as fases. Para o retorno total, será necessário que alguns indicadores de biossegurança colaborem: o aumento do número de pessoas com ciclo vacinal completo no município e a melhoria da situação do indicador de risco para Covid na região”, declarou o gerente.

Para a chefe do DAA do Câmpus, professora Karen Cristina Costa do Nascimento, a mudança da forma de ensino, presencial ou a distância, não irá alterar o Calendário Acadêmico. “Este Calendário foi construído pensando tanto no presencial quanto no remoto, porque, obrigatoriamente, ele tem que ter os cem dias letivos e a carga horária mínima exigida em cada disciplina. Se o ensino for remoto ou presencial, ele vai conseguir tranquilamente ir para os dois cenários se a gente voltar ou se não voltar presencialmente”, justificou.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2022.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa