Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ano letivo de 2022 terá início com aulas presenciais no dia 28
Retorno Presencial

Ano letivo de 2022 terá início com aulas presenciais no dia 28

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 16h39 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 17h09

Técnicos administrativos retornaram presencialmente nessa quinta-feira, dia 17 de março, e professores se apresentam dia 21

Servidores técnicos administrativos retornam ao trabalho presencial

Com a mudança do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) da fase amarela para a fase verde, indicada nos três últimos boletins epidemiológicos, a Equipe de Gestão está preparando a retomada do trabalho presencial no Câmpus. Ontem os servidores técnico-administrativos foram recepcionados pelos gestores.

O diretor-geral, professor Thiago Gonçalves Dias, deu as boas-vindas aos técnicos, comunicando que o Câmpus terá de readequar os ambientes comuns para receber os alunos, pois as salas de aulas terão número limitado de ocupação. Também informou que eventuais problemas com o servidor, relacionados à Covid-19, devem ser comunicados à chefia imediata.

Em seguida, a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Karen Cristina Costa do Nascimento, fez a leitura do poema “Sinto Falta”, do qual um dos trechos dizia “sinto falta do contato, do calor transmitido com o abraço, e até do cansaço diário após um dia de trabalho. Como é bom retornar a vida, devagar, com segurança”.

Também presente no reencontro, a técnica em Assuntos Educacionais Lidiane Maria de Campos mostrou a satisfação em voltar ao trabalho presencial. “É maravilhoso poder estar de volta. Senti muita falta do contato quando estava em casa. Uma lição que eu trago neste retorno é a gente valorizar mais a vida e estar mais próximos das pessoas que amamos”, refletiu. Para finalizar a manhã, os servidores e estagiários participaram de um lanche de confraternização.

Medidas de segurança foram adotadas para o retorno de todos

Os gestores estão procurando implementar as ações de segurança previstas na Portaria nº 2.096/2022, publicada em 3 de março, pela Reitoria do IFG. A Portaria aprova o Protocolo de Biossegurança do IFG, com medidas que deverão ser tomadas para que a comunidade acadêmica permaneça segura na Instituição, em relação à Covid-19.

Dentre as medidas executadas, as carteiras escolares estão dispostas nos espaços mínimos exigidos, com distanciamento local de 1,54m X 1,30m umas das outras, e é possível que outros espaços sejam utilizados para aulas. Suportes com álcool em gel foram afixados nas portas das salas e demais espaços do Câmpus. Também foram adquiridos tapetes higienizadores e máscaras para serem disponibilizadas a servidores e alunos que necessitarem, e ainda barreiras físicas em acrílico para os setores de atendimento ao público com contato direto.

Além disso, placas indicativas de uso de máscara e álcool foram dispostas em locais estratégicos no Câmpus; dois totens higienizadores foram adquiridos para serem utilizados em locais pontuais, como a entrada do Teatro Guaiá e entrada do câmpus; frascos de álcool em gel e líquido, produzidos durante os últimos dois anos em projeto de extensão local, também estão espalhados pelos ambientes.

Orientações

Conforme o Protocolo de Biossegurança, a comunidade deverá “evitar contato muito próximo, como abraços e apertos de mão, aglomerações, e dar prioridade ao envio de emails ou contato telefônico para resolver assuntos de trabalho, evitando encontros pessoais”. Além disso, todos deverão utilizar álcool para higienização constante das mãos; fazer o uso correto das máscaras faciais protetoras, que estão sendo exigidas em toda a Instituição, com trocas frequentes; e levar sua própria garrafinha de água e seu frasco de álcool. Todas as orientações podem ser observadas na Portaria nº 2.096.

No momento, não há empresa licitada para prestar serviços na lanchonete do Câmpus. Por isso, o estudante deverá levar o seu alimento de casa para realizar a alimentação na Instituição.

Cartão de Vacinação

Servidores tiveram até o dia 14 de fevereiro para comprovar as duas doses da vacina ou a dose única. Os estudantes devem apresentar o seu comprovante entregando a cópia na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) ou enviando para o email apoioaodiscente.formosa@ifg.edu.br, com o nome completo do aluno, turma e curso.

O diretor-geral lembra a importância da comprovação da vacina, já que dá mais segurança a todos os que estão no Câmpus, seja para realizar o trabalho ou para as atividades acadêmicas.

Horários de Aula

As aulas no Câmpus possuem horários diferentes, de acordo com os cursos. O ensino médio integral tem aulas nos dois períodos, de segunda a sexta-feira, com dois intervalos de quinze minutos, enquanto o ensino médio da Educação para Jovens e Adultos (EJA) tem aulas à noite. Basicamente, os cursos do ensino superior do período noturno têm aulas de segunda a sexta-feira que se iniciam às 19 horas e também aos sábados. O curso superior de TADS funciona no período matutino, a partir das 7h. Os estudantes da Especialização em Educação para Cidadania estudam no período noturno, na sexta-feira, e durante todo o dia de sábado. Confira os horários:

MODALIDADE

Biotecnologia

Ensino Médio Integrado Integral

Saneamento

Ensino Médio Integrado Integral

Edificações

Ensino Médio Integrado EJA

Manutenção e Suporte em Informática

Ensino Médio Integrado EJA

Ciências Biológicas

19h às 22h15, com algumas aulas aos sábados

Ciências Sociais

19h às 22h15, , com algumas aulas aos sábados

19h às 22h15, com algumas aulas aos sábados

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Educação para Cidadania

Sexta:

Sábado:

Acesse aqui a Portaria nº 2.096/2022m com o Protocolo de Biossegurança do IFG.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa