Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Formosa realiza a primeira Certificação de Ensino Médio após aulas a distância
Solenidade

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 17h09

A solenidade simbólica foi marcada por menções ao momento pandêmico, superação dos alunos e recordações das aulas presenciais e remotas

Turma do curso técnico de Biotecnologia encerra ciclo do Ensino Médio

Satisfação resume a noite de ontem. Durante os dois últimos anos, algumas cerimônias de Colação de Grau do Câmpus Formosa do IFG foram realizadas online e de Certificação de Ensino Médio, suspensas. Ontem foi dia de sentir a emoção de concluir um ciclo, o Ensino Médio. Dezoito alunos e alunas do curso Técnico Integrado em Biotecnologia participaram da primeira cerimônia de Certificação do Ensino Médio do Câmpus, após o início da pandemia de Covid-19, no Teatro Guaiá. Os demais que não puderam participar da solenidade simbólica por já estarem cursando o ensino superior em outras instituições e lugares também foram lembrados.

A solenidade teve início após as 19h30, com a presença de familiares, professores e técnicos. As medidas de segurança foram orientadas, a fim de resguardar a saúde dos concluintes e plateia. Máscaras, álcool em gel e distanciamento entre fileiras, separadas por famílias, foram adotadas para a noite tão esperada.

O diretor-geral, professor Thiago Gonçalves Dias, presidiu a cerimônia e também compuseram a mesa, a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), professora Karen Cristina Costa do Nascimento; o coordenador do curso de Biotecnologia, professor Fabiano Paiva Vieira; a professora Ariane Bocaletto Frare e o professor Érick Guimarães França.

Memórias

A oradora da turma, Isadora Ataíde Moreira, declarou a sua percepção e dos colegas sobre o ensino a distância.  “Nós passamos os últimos dois anos da nossa formação em casa com o ensino remoto que, mesmo que tenha ocorrido da melhor maneira possível, não nos proporcionou uma das coisas que tínhamos de mais preciosas em nosso cotidiano: interações presenciais”.

A biotecnóloga relembrou momentos especiais do ensino presencial e a distância, a presença de cada colega em sala de aula, a atuação dos professores homenageados, Fabiano, Ariane e Érick e demais docentes e agradeceu o apoio dos familiares, que prestaram “todo o suporte, carinho e compreensão nos dias mais difíceis”.

Isadora finalizou dizendo que “dentre as coisas mais preciosas que aprendi aqui é que não devemos nos conformar com a nossa realidade, sempre podemos buscar mudá-la e melhorá-la, se ousarmos saber e lutarmos por aquilo que acreditamos”.

Superação

Em seu discurso, o diretor fez uma reflexão sobre a formação do indivíduo após o encerramento do ciclo do Ensino Médio, sem deixar de lembrar as dificuldades encontradas por uma das turmas de Ensino Médio do Câmpus que tiveram aulas presenciais e a distância pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), até o momento. “Vocês conseguiram chegar aqui hoje, onde menos da metade dos estudantes deste país consegue chegar. O sentimento deve ser, ao mesmo tempo, de alívio e de vitória, de esperança e de superação”, disse.

“A turma representa aqui, neste momento, uma imagem de uma geração ímpar que se apresenta para o mundo”, declarou o diretor. O professor reforçou que uma palavra define o grupo, “força”, devido à força de vontade que apresentaram para superar a pandemia e lembrou a necessidade de “tomar para si a responsabilidade de contribuir para a reconstrução da sociedade brasileira”.

Thiago também lembrou os esforços despendidos pelo Instituto Federal para contribuir coma formação dos estudantes no momento pandêmico. Assim, citou algumas ações realizadas pelo Câmpus Formosa: empréstimo de computadores e notebooks para o ensino remoto; oferta de auxílio conectividade; implantação de projetos integradores; apoio pedagógico, psicológico e emocional. Acrescentou ainda a implantação do ERE; produção de saneantes e máscaras protetoras; manutenção de políticas de assistência estudantil; implantação e entrega de cestas de alimentos saudáveis como reforço alimentar; e a busca e resgate de estudantes em condições de desistência, evasão e vulnerabilidade.

Missão

A professora Karen, chefe do DAA, comentou a missão do Instituto Federal: “O Instituto tem a missão de efetivar um espaço educacional democrático, que assegure a participação de todas as pessoas, garantindo a representatividade e a permanência das minorias identitárias, sociorraciais, culturais, étnicas, de gênero e sexualidades”. Karen completou, afirmando que a turma faz parte de uma “geração destemida, valente” e que foi de “mãos dadas com os docentes, enfrentando problemas, apoiando e sendo apoiada durante todo o momento de ensino-aprendizagem”. Também discursaram os professores e padrinhos da turma, Fabiano e Érick, e a madrinha, professora Ariane, que relembrou momentos de cada estudante.  Na próxima quinta-feira será a vez dos estudantes concluintes do curso Técnico Integrado em Saneamento. A Certificação terá início às 19 horas, no Teatro Guaiá.

Acesse, em breve, fotos da Certificação no álbum do IFG/Câmpus Formosa no Facebook (Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa).

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa