Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Planejamento tem início com apresentação de documentos institucionais e diálogo sobre Biossegurança
Planejamento

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 17h03 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 19h31

Convidado especial, o professor Weber Tavares apresentou o Protocolo e tratou da importância dos cuidados

Teve início nesta manhã, a Semana de Planejamento do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). A equipe de gestão, docentes e técnicos administrativos lotados no Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) trataram dos documentos institucionais importantes para o retorno presencial, em reunião online, pelo Google Meet, iniciada às 8h30.

A chefe do DAA, professora Karen Cristina Costa do Nascimento, apresentou a pauta da semana e citou a Portaria nº 2096/2022. Karen explicou as medidas tomadas no Câmpus para proteção contra a Covid-19 e o procedimento a ser tomado no início das aulas. O distanciamento implementado, um dos temas mais questionados pelos docentes, foi justificado pela professora, que disse estar previsto no Protocolo de Biossegurança do IFG: “Em casos em que não pode ter 1,5m de distanciamento, é permitido 1m de distância mínima entre as carteiras”.

A gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, reafirmou a dificuldade em atender todos os estudantes em questão de máscaras. O atendimento será em casos necessários, de alunos em vulnerabilidade social. “É um desafio muito grande para a gestão, com um orçamento tão diminuto, dar essa garantia à comunidade acadêmica. Temos discutido bastante, com o intuito de garantir o melhor cenário possível”, disse.

O representante dos comitês Central de Acompanhamento da Covid-19 e de Mitigação e Biossegurança do IFG, Weber Tavares, convidado pela Diretoria-Geral do Câmpus para participar da reunião desta manhã, esclareceu o trabalho realizado pelas equipes e comentou o momento em que vive o IFG. “Todas as unidades, pela primeira vez, estão na fase verde. Esperamos que continuemos assim, entretanto, a pandemia tem uma dinâmica própria”, declarou o professor Weber.

“Estou muito feliz de voltar presencial. Espero que viabilizemos um ambiente seguro, capaz de diminuir a ansiedade de todxs xs envolvidxs”, salientou a professora Kaithy Chagas de Oliveira.

Weber também detalhou o Protocolo de Biossegurança do IFG. Mesmo com a deliberação, na última semana, do Governo de Goiás sobre a não obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, Weber declarou que o Comitê foi unânime ao dizer que o IFG deve manter o Protocolo “como está”, em relação ao uso de máscaras em ambientes abertos, ou seja, que todos devem utilizar as máscaras em todos os ambientes do IFG, e ressaltou que “todo mundo é responsável o tempo todo. Esta guerra é guerra de todos”. “Fico muito feliz de o Instituto estar pensando na segurança, neste sentido amplo”, manifestou a professora Kaithy Chagas.

Nesta quarta-feira, 23 de março, Weber Tavares estará disponível para dúvidas em sala do Google Meet, às 14h30, com acesso por link divulgado aos participantes da reunião. A reunião foi seguida com esclarecimentos realizados pela chefe do DAA.

Programação

Professores e técnicos estarão com agenda cheia esta semana. Nesta tarde, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação de Extensão, professor Bruno Quirino Leal, apresentou a Gepex aos novos professores e atualizou as novidades do setor até o momento. A partir das 15h40 será realizada a capacitação sobre a Implantação do Módulo no SUAP do IFG para o Plano de Atividades Docentes.

Nesta terça-feira, a Comissão Organizadora do Plano de Recuperação de Aprendizagem apresentará as propostas para o Plano, a ser aplicado este ano, aos professores do colegiado dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Biotecnologia e Saneamento e demais servidores. No período vespertino, o grupo de docentes e técnicos discute a Semana de Acolhimento e Recepção dos cursos técnicos em tempo integral. O dia 23 e a tarde de 24 de março também serão destinados à elaboração dos Planos de Recuperação e construção da Semana de Acolhimento, a ser definida por cursos.

A manhã de quinta-feira, 24, às 9 horas, o encontro virtual será feito entre servidores e os pró-reitores Sandra Abadia Ferreira (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos), Maria Valeska Lopes Viana (Pró-Reitoria de Ensino), Thaís Amaral e Sousa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e Wiliam Batista dos Santos (Pró-Reitoria de Extensão). A sexta-feira será atribuída ao Planejamento Individual e construção dos Planos de Ensino.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa